28 de outubro de 2014

Um Tempo para Você!

Deepak Chopra em seu livro “Origens Mágicas, Vidas Encantadas” nos traz uma mensagem que intrinsecamente já sabemos, mas raramente colocamos em prática.

E na minha opinião, serve mesmo para quem não está grávida ou nem pensa no assunto, e nesse caso é ainda melhor já começar a colocar em prática para quando o bebê chegar você estar craque no assunto: Tenha um tempo para si mesma!

Parece quase impossível isso acontecer no meio de tantos compromissos sociais e de trabalho, viagens, afazeres domésticos e tudo mais… A boa notícia é: Sim, é possível! Só depende de você querer ou não!

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É inevitável que uma criança não tome grande parte do nosso tempo – até porque estar com eles é um prazer – e quando percebemos só cumprimos tarefas e deixamos de criar laços e aproveitar esse tão preciso tempo, que não volta mais!

Por isso, é essencial prestarmos a atenção em como estamos fazendo nossas atividades, desde o trabalho até os cuidados diários com o bebê.

E, se como eu, você está grávida, que tal reservar um tempo durante o dia para cuidar de você e do seu bebê que está para nascer????

Certamente isso fará toda a diferença para você, para seu bebê e para sua relação com seu marido ou parceiro!

Então vamos lá….

A partir de agora, esse texto é feito de conteúdo extraído do livro de Deepak Chopra, que me ajudou a fazer uma reflexão sobre o assunto.
Espero que ajude a você também!

 

“… Você foi a participante principal em um processo criativo através do qual uma nova vida se tornou manifesta, e logo após gravidez e o nascimento é comum sentir uma combinação de êxtase e exaustão. Então, que tal dedicar algum tempo a conscietemente reduzir o ritmo de suas atividades e a respeitar a si mesma, ao seu parceiro e seu bebê?

Não podemos assegurar que nossas vidas sejam livres de stress, mas podemos aprender a reduzir nossas atividades e principalmente nossa reatividade aos desafios da vida.

Crie espaço, ao longo das próximas semanas, para relaxar, meditar e dormir tanto quanto puder,permitindo que seus ritmos e os de seu bebê recém-nascido se entrosem e caminhem juntos.

Para conseguir isso, você precisará temporariamente abrir mão de sua necessidade de manter tudo mais na vida sob controle, e fazer do vínculo que une a sua família sua mais alta prioridade!

Dê-se permissão para abandonar a limpeza da casa e demais tarefas por algum tempo. As primeiras semanas depois do parto passam incrivelmente depressa. Vá vem devagar e aprecie cada momento… Dedique algum tempo a fechar os olhos e respirar.

Cerque-se de música relaxante e aromas calmantes.
Monte um sistema de apoio para ajudá-la com as refeições, limpeza e as tarefas domésticas, de forma que você possaconcentrar sua energia em cuidar de si mesma, e do seu bebê. Quando a mulher se cerca de pessoas que lhe dão apoio e cria um espaço seguro ao redor de si, ela tem condições de entrar em contato com sua sabedoria interior. E assim tudo ficará mais fácil e começa a fluir.

Seu corpo precisa de tempo para ajustar-se às mudanças fisiológicas que ocorrem durante a gestação e depois do parto.
Respeite seu corpo ao dar-lhe tempo para se curar!

Bebês têm a necessidade fundamental de se sentir fisicamente conectados aos pais, e por isso é importante criar essa intimidade desde os primeiros minutos de vida, estando disponíveis fisicamente e emocionamente para fortalecer os vínculos que unem a seu novo bebê.” Isso também criará uma base sólida na criança, de segurança e confiança.

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” Procure descansar tanto quanto for possível com seu bebê e seu parceiro. Embora você possa se sentir tentada a usar o tempo em que seu bebê está dormindo para se pôr a par das coisas, encorajamos que você faça uma alta prioridade o fato de ter o repouso que precisa.

Fique de pijamas dia e noite durante a primeira semana! Passe alguns minutos escrevendo em um diário suas impressões a respeito da experiência do parto e o convívio com seu bebê.”

Dê-se tempo! Respire. O mundo não vai acabar se você deixar de ser produtiva por alguns meses e dedicar-se a si mesmanuma deliciosa banheira até a próxima mamada.

“Medite quando puder. Pratique respiração consciente enquanto amamenta, entoando ou pensando o mantra So-Hum, esse é o ritmo natural do seu corpo e da sua respiração que há muito foi perdido – “So” ao inspirar e “Hum” ao expirar. Assim o seu corpo descansa mesm que sua mente esteja desperta.

Cultive o hábito de fazer em você e em seu bebê uma massagem com óleos essenciais. Seja delicada com seu trato digestivo, prefira alimentos simples, frescos e nutritivos.

Se você está grávida, repare em como é sentir ter um bebê crescendo na sua barriga!”

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Aprender a se manter centrada durante os altos e baixos lhe será muito útil durante toda a sua vida, não só durante a gravidez e os primeiros meses de vida do seu bebê.

Então, aí vão algumas dicas para colocar em prática! Começe agora!

– Procure repousar sempre que possível
– Medite todos os dias
– Respire conscientemente, trazendo oxigênio para dentro do seu corpo, principalmente quando sentir estresse
– Não pule refeições
– Comece a se exercitar tão logo seja seguro ou possível
– Aceite o apoio carinhoso de amigos e família para ajudá-la com as demais tarefas
– Comunique suas preocupações com seu marido ou parceiro
– Faça caminhada ao ar livre
– Escute músicas calmas ou que faça com que você se sinta feliz

Sei o quão difícil é em alguns momentos conseguir 10 minutos para ir ao banheiro, principalmente quando o bebê tem cólicas ou interrompe o sono várias vezes chorando sem parar, sendo que você ainda tem que terminar aquela apresentação para seu chefe e estar linda na reunião do dia seguinte, ou simplesmente ainda tem que preparar o jantar.

Mas espero que esse Post possa ajudá-la a encontrar momentos para estar em silêncio consigo mesma, com seu marido e seu bebê fortalecendo o vínculo da família! Isso sim fará toda a diferença na sua vida!