30 de maio de 2015

Tudo Organizado – Roupa Mesa

Ter a casa organizada é uma delícia, não?

E abrir aquela gaveta e ver tudo arrumadinho, cada coisa em seu lugar… em caixinhas… tudo por ordem de tamanho ou cor… Ai, nem dá vontade de usar as coisas! Rsssss….

E uma anfitriã, que gosta de ter muitas peças, variedades de guardanapos, enfeites, cachepots, porta-guardanapos, e um monte de outras quinquilharias (que amamos!!!) é preciso ter uma boa organização para encontrar sempre de forma rápida tudo que precisa! Fora que algumas peças são mesmo para serem expostas de tão lindas, não é?

IMG_6543Foi pensando nesse acervo de anfitriã que eu e a Personal Organizer que me acompanha aqui em casa Marina Arruda, escrevemos esse Post para inspirar e te ajudar a deixar tudo arrumadinho aí na sua casa!

Em três diferentes Posts vou mostrar como as coisas ficam organizadas aqui em casa – pelas mãos da Marina, claaaro! – além de darmos dicas de como organizar tudo e indicar o acervo ideal de uma anfitriã!

Em cada Post vamos tratar de um assunto:

– Roupas de Mesa
– Louças
– Prata e Cristal

Vamos lá?

Como organizar os ítens que usamos para montar nossa mesa:
Por Marina Arruda

Esse conteúdo aponta os principais ítens usados na montagem de uma mesa, dos mais simples aos mais elaborados, e o como organizá-los de forma adequada para promover a correta conservação, facilitar o uso e a montagem quando preciso. Das toalhas e guardanapos às louças, talheres, copos e taças… Espero que você goste e seja muito útil!

Roupas de Mesa

O ideal é que tenhamos um local específico na casa para guardarmos as roupas de mesa, separadas das de cama e banho, e das roupas de cada morador.

No caso das de mesa, o ideal é que fiquem em gavetas ou prateleiras, situadas na cozinha, na copa ou local próximo de onde serão utilizadas.

Devem preferencialmente estar bem passadas quando guardadas, pois isso faz com que fiquem mais bonitas e praticamente prontas para serem usadas, facilita o processo das dobras, que ficam mais bem feitas, e ainda por que desta forma ocupam menos espaço nos armários, ficando mais bem dispostas.

IMG_6524Aqui separamos um armário só para a roupa de mesa com gavetas rasas e prateleiras, os ítens ficam agrupados por tipo (guardanapos, jogos americanos, toalhas, etc) de forma que fiquem visíveis.

Lembre de deixar lugar para a toalha de espumante! Aquela toalha linda bordada que usamos ao servir espumante para limpar o suor que fica na garrafa ao ficar no gelo. IMG_6526Dica: Evite amontoar muitas coisas. Deixe espaço para que não amassem e para que fique fácil encontrar cada peça.

Caso contrário, você corre o risco de usar sempre as mesmas peças e esquecer das outras.IMG_6528

GUARDANAPOS DE TECIDO

Podemos armazená-los abertos, em rolinhos ou dobrados, em caixas ou gavetas.

O mais comum é aberto, empilhado, para que não amasse. Contudo, se você tiver muitos jogos, ou as gavetas pequenas, ou mesmo fundas, as pilhas podem não caber ou ainda ficarem muito altas, o que dificultará o manuseio e uso constante.

IMG_6461Neste caso, pode-se optar pelos rolinhos, mas que devem ser de seis unidades em média, e presos por dois lacinhos de fita nas laterais, para o rolinho ficar bem firme (do contrário, irá dobrar e ficará amassado o guardanapo).

Os rolinhos ficam dispostos de forma mais prática, dinâmica e permitem a melhor visualização das opções de cores e estampas.IMG_6525Dobrados, que seria a última opção indicada, é como se ocupassem parte da área dele aberto, mas não indicamos em muitos casos, pois ficam marcados, vincados.

Obs: os porta-guardanapos também podem ser guardados em caixinhas, uma para cada tipo, ou ainda vários tipos num mesmo local, desde que agrupados, para facilitar o uso.

Devem ser adquiridos sempre em sintonia com os guardanapos, combinando.IMG_6530Procure etiquetar tudo! Assim fica mais fácil para seus funcionários guardarem de forma correta!

Agora, assista ao vídeo da Marina Arruda e aprenda como fazer rolinhas tãaaao bonitinhos para guardar seus guardanapos super organizados!

TOALHAS DE MESA

Toalhas de mesa quadradas ou retangulares, embora pareça simples dobrá-las e guardá-las, muitas vezes são feitas de tecidos mais lisos, e com isso a dobra não se mantém por muito tempo.

A dobra simples seria dobrar ao meio e novamente ao meio, e por fim fazemos a dobra em três partes. No caso de toalhas cujos tecidos são mais lisos, podemos fazer a chamada “dobra envelope”. Nesta, a última parte é encaixada, após dobrada, dentro do “miolo” da dobra anterior, como nos mostra a foto.IMG_6523No caso de toalhas redondas, se dobra ao meio e novamente ao meio, depois em três partes da mesma largura e na vertical, começando pela parte que contém a maior parte da curva.

Após isso, ela ficará um retângulo com um pedaço da curva embaixo, e então se faz mais duas dobras, e finaliza-se fazendo o envelope, deixando a parte da curva aparente (envelopa-se dentro dela) o que possibilita-nos identificar que a mesma é redonda, ainda que dobrada.IMG_6511IMG_6515Agora vamos falar de Pano de Prato???

Sim… aquele paninho indispensável, que salva todo mundo – além de enxugar a louça – e que ninguém liga para ele!

Que tal guardá-lo de forma organizada que fique fácil de você pegar quando precisa e que deixe a gaveta linda???

Nossa dica é guardá-lo enfileirado, ao invés de empilhado, como é de costume fazer!

Fica muito mais bonito e prático para guardar e para usar!

IMG_6482

Agora, eu, Patricia Junqueira, vou fazer a Lista do Enxoval Básico Ideal de uma Anfitriã:

– 2 toalhas brancas

– 2 a 3 toalhas coloridas (para ter opções na hora de variar a decoração)

– 1 toalha de linho (para decorações mais rústicas e/ou chiques)

– 1 toalha bordada à mão ou rendada (para ocasiões clássicas, elegantes ou mais formais)

– 1 toalha preta (se você fizer muitos jantares chiques e gostar muito de variar)

– 2 toalhas simples para o dia a dia

– 1 jogo de guardanapo branco com ponto ajour ou qualquer outro bordado (de preferencia de linho)

– 2 jogos de guardanapo colorido ou estampado (ou vários jogos, se você for louca por guardanapo como eu! Rssssss….)

– 2 toalhas de linho bordadas à mão para champagne

– 1 conjunto de jogo americano mais chique para o jantar (recomendo de linho)

– 1 conjunto de jogo americano mais básico para almoço ou dia a dia (ou vários)

– 2 jogos de caminho estampados ou coloridos (ou vários)

– 2 conjuntos de porta-guardanapos, um mais chique e outro mais alegre (ou váaaaarios conjuntos se você também for enlouquecida por porta-guadanapos como eu!)

– 1 conjunto de sousplat básico, de madeira laqueada ou fibra que sirva para qualquer ocasião (se você gostar vale investir também em alguns conjuntos estampados (amo) para diversificar a decoração, lembrando que precisará de guardanapos para combinar, e em um jogo de prata ou prateado para ocasiões mais formais e elegantes)

Patricia Junqueira-149
Dicas: 

1. Não saia comprando tudo enlouquecidamente, deixe espaço para as comprinhas em viagens ou fins de semana. Tem coisa mais gostosa do que receber seus amigos com peças que você trouxe de viagem? Além de originais, cheias de histórias??

Meu acervo eu fiz – e continuo fazendo – no dia a dia, conforme vou encontrando peças que façam sentido para mim!

2. Compre peças que componham com as que você já tem para que sua decoração fique adequado. Caso contrário você vai chegar em casa com uma peça linda, que não combina com nada do que você tem e não conseguirá usá-la.

3. Comece com as peças básicas, que você irá usar mais. Principalmente se você acabou de casar ou está começando agora a montar seu enxoval. Depois de ter o básico vá para peças chave: prata, cristal, linho, etc… Essas são peças mais caras e mais finas, mas que ficarão para a vida toda (talvez até por gerações) e que quem gosta de receber ama ter!

4. Visite nossa Loja Online e comece agora a incrementar seu acervo de anfitriã!

Loja Online
Guardanapos e Passarinhos Compre Aqui!
Compre Aqui!
Vasos e Cachepots
Compre Aqui!
Castiçais e Enfeites

 

 

 

 

 

 

 

Espero que tenham gostado dessa organização toda e se inspirem para ter um Enxoval de arrasar e tudo arrumadinho para Receber Bem!

E se você precisar de uma ajudinha profissional, é só chamar a Marina!

Gostou? Cadastre-se no Blog, comente e compartilhe esse Post!

Adoro saber sua opinião!

Nossos Créditos:

Texto: Patrícia Junqueira e Marina Arruda| Fotos: Patricia Junqueira | Peças: Acervo familiar, Suportes de Metal Euro Ferragens, Porta toalhas, guardanapos e jogos americanos em TNT com visor Dorinha Organizadores | Organização: Marina Arruda, personal Organizer – marinasilveiraarruda@gmail.com – http://www.marinaarruda.com.br

 


Itens Relacionados

28 de janeiro de 2014
Nossas dicas para o Dia das Mães!

Conte para a gente, quantas vezes você já ouviu da sua mãe “Coloque a mesa que o almoço será servido!!!!” Ehhhh, … Continue lendo Nossas dicas para o Dia das Mães!

28 de janeiro de 2014
Dia das Mães – Em tons de bege

Sua mãe é classica? Formal? Que tal uma decoração chique e sóbrea para esbanjar bom gosto? Preparamos especialmente para você essa … Continue lendo Dia das Mães – Em tons de bege

28 de janeiro de 2014
Dourado para o Dia das Mães

Almoço de Dia das Mães inspira elegância, carinho, riqueza de detalhes e pratos deliciosos! Afinal de contas, é assim que nós … Continue lendo Dourado para o Dia das Mães