22 de maio de 2015

Tudo Organizado – Louças & Afins

Olá leitora!

Espero que tenha gostado do nosso Post sobre como organizar sua Roupa de Mesa, e que tenha se inspirado para deixar tudo arrumadinho aí na sua casa!

Hoje vamos falar – eu e a personal organizer Marina Arruda que me acompanha aqui em casa – sobre como organizar sua Louça & Afins!

Vamos lá?

IMG_6545

Como organizar os ítens que usamos para montar nossa mesa:
Por Marina Arruda

Esse conteúdo aponta os principais itens usados na montagem de uma mesa, das mais simples às mais elaboradas, e o como organizá-los de forma adequada para promover a correta conservação e facilitar o uso e montagem quando preciso. Das toalhas e guardanapos, às louças, talheres, copos, taças… Espero que você goste e seja muito útil!

Louças

O princípio básico de todo processo de organização é sempre a correta caracterização o agrupamento dos elementos. Estando num mesmo espaço os itens semelhantes, segundo funções e finalidades, o uso fica mais dinâmico e é mais fácil manter a organização neste ambiente.IMG_6543Como esse cantinho no armário da casa da Patrícia Junqueira!

Agrupamos as peças de chá e café, ficando fácil de encontrar o que precisa e bonito de ver!

Feito o agrupamento, devem ser basicamente dispostos nas prateleiras segundo freqüência de uso, sendo que nas mais baixas os de uso freqüente e nas mais altas, os de uso esporádico.IMG_6545 IMG_6547Outra opção é essa linda bandeja em couro pespontado.

Você pode guardar tudo nela de forma organizada, já dentro do armário, e está sempre pronta para servir com muito charme!IMG_6532
No caso de pratos, travessas e refratários, quando mais próximos da mesa onde serão dispostos, mais adequado. Pratos devem ser separados por tipos, e empilhados desta forma (e não aleatoriamente), para ser mais fácil na hora de usar pratos iguais na montagem de uma mesa, e por que assim o risco de danificá-los é menor.

Pilhas de no máximo dez pratos, ou o risco de quebra aumenta – podem ser feitas dentro do armário ou em algum espaço que você escolher, caso queira deixar à vista.

Para aproveitar a altura dos nichos, sem fazer pilhas muito grandes, podem-se criar meia-prateleiras, ou usar suportes (como essas prateleiras de alumínio) próprios para pratos.

Faça fileiras de colunas conforme o jogo ou se são para a mesma finalidade, ou seja, pilhas na frente e atrás do mesmo prato (se são muitos), ou então do mesmo conjunto, também para fazer com que o jogo fique agrupado, pois provavelmente serão requisitados numa mesma ocasião (rasos, fundos, sobremesa…).IMG_6534
Pratos delicados, sousplat de vidro, inox ou qualquer outro material que risque ou manche devem ser mantidos com protetores entre as peças, que podem ser feitos de ser de TNT ou espuma, basta cortar do tamanho. Se forem peças muito especiais, é possível comprar embalagens de tecido, forradas e com zíper, feitas para proteger as pilhas de pratos ou outro utensílios.
Algumas podem até ser feitas sob medidas.

Travessas e refratários, evite fazer pilas muito grandes para não danificar ou trincar, e para facilitar o manuseio constante.

Copos e taças

O ideal é que os copos e taças sejam separados por tipo, e alinhados em fileira até o fundo do armário, filas de peças iguais. Nunca as mais altas atrás e as mais baixas na frente, pois isso dificulta o uso quando necessário (terá que tirar todas as pequenas para pegar as grandes).

De preferência virados para baixo, para evitar o acumulo de poeira (a não ser se forem delicados, aí não recomendamos). Deixe um espaço entre elas (largura de um dedo), para que não se choquem.IMG_6479Quando for usar, obviamente retire, primeiro, os da frente, para ficar mais fácil e mais seguro, e não esbarrar um no outro. Nunca colocar um dentro do outro, essa prática aumenta o risco de quebras.

Detalhe, líquidos deixados em copos de cristal podem causar manchas definitivas. Portanto, as peças devem ser lavadas imediatamente após o uso com detergente neutro e esponja não abrasiva, e se tiver água quente, melhor. Complemente mergulhando rapidamente as taças lavadas em uma solução de água quente com vinagre de álcool branco.IMG_6478 IMG_6495Coloque-as para secar de boca para baixo em cima de um pano limpo, preferencialmente linho.
Após isso, dê polimento com pano limpo e seco antes de guardá-las, para não ficarem manchadas ou embaçadas.IMG_6487Para os copos do dia a dia, piscina e churrasqueira uma boa solução é esse suporte, onde você pode guardá-los de forma organizada e trazê-los à mesa de forma prática!

Talheres

Existem muitos tipos de organizadores de talheres, de várias conformações e vários materiais. Cada um atende a uma demanda diferente, e conforme sua necessidade e predominância de tipos de talheres é que o modelo de organizador será escolhido.

Por exemplo, se você usa com freqüência talheres de prata na montagem de suas mesas, opte por gavetas com organizadores forrados em tecido especial para talheres de prata, o que aumenta a proteção e facilita o manuseio e a reposição após o uso, além de proporcionar a vantagem da visualização de todo o conjunto, e de forma mais sofisticada.IMG_6469IMG_6474 IMG_6477IMG_6494Se quiser ainda mais sofisticação, existem organizadores lindos, forrados e com muitos encaixes, que permitem que cada item tenha seu lugar definido, e estes não fiquem em atrito quando guardados.
Estes, porém, só para conjuntos especiais pois, além de mais caros, não possibilitam praticidade no dia-a-dia.IMG_6470Uma ótima solução é usar duas camadas de organizadores de gaveta. A camada superior pode ser usada para os talheres e utensílios que você usa com freqüência, enquanto parte dos utensílios menos utilizadas podem ser armazenados abaixo. Isso mantém seus talheres mais bem acomodados, e poupa espaço na gaveta também.

Existem organizadores com divisórias na diagonal, o que permite um aproveitamento ainda mais efetivo da área da gaveta. Existem, ainda, organizadores reguláveis, ou mesmo divisórias reguláveis, o que facilita ainda mais a organização flexível das gavetas.
Como complemento, e para quem tem muitas facas, ou por questão de segurança, é possível usar um organizador de facas, que mantém as mesmas em seus devidos lugares, encaixadas. Ideais para talheres de Fondue!

Enfim, a escolha dos organizadores e a disposição dos itens, como já dito, depende do que se tem, a quantidade, a necessidade cotidiana e o quanto se pode investir.IMG_6536IMG_6549 IMG_6551

Temperos que vão à mesa também podem ser guardados e expostos de forma prática e charmosa! Como é o caso desse suporte de couro pespontado.

Uma graça, não????

Bandejas devem ter um espaço só para elas!

Eu recomendo uma parte do armário separado, e se você tiver a oportunidade de mandar fazê-lo sugiro que seja estreito e alto, para que elas caibam em pé e seja de fácil acesso. Assim não estragam.

Toda parte de peças pequenas (castiçais, porta-guadanapo, enfeites, etc) guarde em caixas dentro de gavetas ou armários, separados por tipo.IMG_6950Agora, eu, Patricia Junqueira, vou fazer a Lista do Enxoval Básico Ideal de uma Anfitriã para Louças & Afins:

– 1 jogo de 12 peças de pratos branco

– 1 aparelho de jantar completo, com peças mais clássicas

– 1 jogo de pratos de 6 a 12 peças para o dia a dia

– 1 a 2 jogos de pratos de sobremesa extra (para aniversários, queijos e vinhos, etc)

– 1 jogo de talher para o dia a dia

– 12 a 24 garfinhos extras de sobremesa (sempre falta em aniversários)

– 1 faqueiro completo (pode ou não ser de prata)

– 1 jogo de talher para churrasco de 12 peças

– 1 galheteiro

– 2 jogos de xícaras de café de 6 peças cada

– 2 Aparelhos de Fondue de queijo e 1 de chocolate (são panelas diferentes)

–  12  a 24 talheres para foundue

– Rechaud para brie

– 2 aparelhos de Rechaud para servir comida

– Porta pizza (para não servir a caixa na mesa)

– 1 Sopeira (se não vier no aparelho de jantar)

– 12 mini cumbuquinhas para festas, saladinhas e entradinhas (se você recebe muitas pessoas recomendo 24)

– Travessas, porta-guardanapo, porta talher, etc que combinem ou faça jogo com pelo menos um de seus jogos de pratos. As travessas você precisa se atentar para ter variedade de tamanho, profundas, rasas, etc… pois dependendo do que vai servir precisará de tamanhos e formatos diferentes.

– 1 jarra de água de vidro para geladeira

– 1 Jarra de água de cristal

– 1 Jarra de água de vidro ou uma cerâmica bonita

– Jogo de chá e café (louça ou porcelada) de 12 peças

– 1 Jogo de panelas (básicas se elas não saírem da cozinha, esmaltadas se quiser servir a brasileira)

– 1 jogo de assadeiras para bolo, pudim, pães e salgados

– Tábuas para servir frios ou queijos (queijos e vinhos)

– 2 cestas de pães de tamanhos diferentes

– Caixas e potes para temperos

– Copos de água de vidro para dia a dia

– Taças de vinho de vidro para churrasco ou reuniões informais

– Copos de Cerveja

– Copos de Whisky de cristal

– Copos de água de cristal para receber

– Taças de água, vinho tinto, branco e espumante

– 1 Decanter (se você gostar de vinho)

– 1 Saca Rolha e 1 Abridor de Lata (só lembramos de comprar quando precisamos!)

– 2 Petisqueiras e faquinhas

– 12 mini garfinhos de petisco

– 1 jogo de porta-copos de 6 a 12 peças

– 3 conjuntos de Cachepots para arranjos de mesa (se sua mesa tem mais de 1,70 mts recomendo sempre duplas)

– 2 vasos grandes ou altos

– 3 conjuntos de castiçais de tamanho e estilos diferentes

– Enfeites e peças de decoração de mesa (váaarios)

– 2 conjuntos de Porta Doces de 2 a 3 peças cada (um básico branco ou prata e um colorido) de tamanhos e alturas diferentes

– 1 Porta Bolo grande (combinando com o porta doces)

– 2 Bandejas para servir ou expor comidas / guardanapos de tecido de tamanhos diferentes (recomendo que façam conjunto)

– 1 Bandeja de prata

– 1 porta gelo (recomendo de prata, principalmente se for para wisky)

– 1 champanheira de mesa

– 1 champanheira de chão (se você faz festas é chique!)

Nossa! Virou um arsenal de coisas, hem!!!

Mas nós anfitriãs precisamos sempre estarmos preparadas para qualquer imprevisto, e claro, sempre Receber Bem!Patricia Junqueira-46
Dicas: 

1. Não saia comprando tudo enlouquecidamente, deixe espaço para as comprinhas em viagens ou fins de semana. Tem coisa mais gostosa do que receber amigo com peças que você trouxe de viagem? Além de originais, cheias de histórias??

Meu acervo eu fiz – e continuo fazendo – no dia a dia, conforme vou encontrando peças que façam sentido para mim!

2. Compre peças que componham com as que você já tem para que sua decoração fique adequado. Caso contrário você vai chegar em casa com uma peça linda, que não combina com nada do que você tem e não conseguirá usá-la.

3. Comece com as peças básicas, que você irá usar mais. Principalmente se você acabou de casar ou está começando agora a montar seu enxoval. Depois de ter o básico vá para peças chave: prata, cristal, linho, etc… Essas são peças mais caras e mais finas, mas que ficarão para a vida toda (talvez até por gerações) e que quem gosta de receber ama ter!

4. Visite nossa Loja Online e comece agora a incrementar seu acervo de anfitriã!

Loja Online
Guardanapos e Passarinhos Compre Aqui!
Compre Aqui!
Vasos e Cachepots
Compre Aqui!
Castiçais e Enfeites

 

 

 

 

 

 

 

Espero que tenham gostado dessa organização toda e se inspirem para ter um Enxoval de arrasar e tudo arrumadinho para Receber Bem!

E se você precisar de uma ajudinha profissional, é só chamar a Marina!

Gostou? Cadastre-se no Blog, comente e compartilhe esse Post!

Adoro saber sua opinião!

Nossos Créditos:

Texto: Patrícia Junqueira e Marina Arruda| Fotos: Patricia Junqueira | Peças: Acervo familiar | Organização: Marina Arruda, personal Organizer – marinasilveiraarruda@gmail.com – http://www.marinaarruda.com.br  | Suporte metais, containers, organizadores de talheres: Euro Ferragens | Organizadores de talheres e copos: Spicy | Organizadores forrados de talheres: Espaço Original | Porta Toalhas, guardanapos, jogos americanos, embalagem em TNT com visor, porta faqueiro e porta bandejas em feltro: Dorinha Organizadores

 


Itens Relacionados

28 de janeiro de 2014
Nossas dicas para o Dia das Mães!

Conte para a gente, quantas vezes você já ouviu da sua mãe “Coloque a mesa que o almoço será servido!!!!” Ehhhh, … Continue lendo Nossas dicas para o Dia das Mães!

28 de janeiro de 2014
Dia das Mães – Em tons de bege

Sua mãe é classica? Formal? Que tal uma decoração chique e sóbrea para esbanjar bom gosto? Preparamos especialmente para você essa … Continue lendo Dia das Mães – Em tons de bege

28 de janeiro de 2014
Dourado para o Dia das Mães

Almoço de Dia das Mães inspira elegância, carinho, riqueza de detalhes e pratos deliciosos! Afinal de contas, é assim que nós … Continue lendo Dourado para o Dia das Mães