24 de abril de 2019

Table Decor & Etiqueta

Se Table Decor é a ferramenta que encanta os convidados, sem dúvida alguma a Etiqueta é a ferramenta que cria o elo de união entre as pessoas tornando a recepção mais harmoniosa e aconchegante.

*

Diferente do que ainda se acredita, a Etiqueta exerce um papel social muito importante porque une a todos, ao invés de segregar, o que chamo de etiqueta do terceiro milênio.

*

Etiqueta Moderna e Table Decor*

Ao longo de todos esses anos de carreira fui observando esse fenômeno acontecer cada vez mais de perto, e essa constatação foi ficando cada dia mais refinada. Percebo que em um ambiente onde todos estão cientes e alinhados aos códigos de etiqueta, melhor as conversas fluem e mais chances aquelas relações que eu  vejo se construindo têm de se fortalecer fora dali no dia a dia.

*

A Etiqueta representa o primeiro nível de interação nas relações humanas, que mesmo sendo superficial, é essencial e inevitável quando as conexões são formadas. Ela é a primeira camada de um relacionamento, e se assemelha muito com o que um professor universitário que admiro sempre diz sobre o conceito da ética: “Já que não ama, faça como se amasse”. – Clóvis de Barros Filho

*

Etiqueta Moderna e Table Decor*

*

A todo momento estamos nos relacionando e formando conexões, mas cá entre nós, seja em casa ou na vida profissional, nem sempre vamos estar na companhia de quem verdadeiramente amamos e nos sentimos acolhidos, e isso é mais que normal, é até saudável.

*

E uma mesa linda, harmônica e bem decorada, como essa que fiz para um almoço, serve para completar esse cenário.

*

Agora imagine viver em um mundo onde só exista respeito, gentileza e carinho por entre aquelas pessoas mais próximas. Imaginou? Parece complicado, né? É aí que entra a Etiqueta, palavra que significa pequena ética, a ética do dia a dia, ou seja, a preocupação com o outro, mesmo que eu não ame esse “outro”.

*

*

Etiqueta Moderna e Table Decor*

*

A minha primeira dica sobre Etiqueta é : observe e sinta. Somente observando e sentindo o ambiente e as pessoas ao seu redor é possível compreender as suas necessidades, motivações e consequentemente, ser capaz de atendê-las.

*

Assim você pode também compor seu table decor de acordo com o perfil dos seus convidados, inclusive sem constrangê-los.

*

Etiqueta é sobre tornar não só o ambiente físico, mas também o clima entre todos muito agradável e sereno, propício para a finalidade da ocasião, e isso nos leva à segunda dica.

*

*

Etiqueta Moderna e Table Decor*

Não perca de vista o propósito pelo qual você foi chamada para organizar o evento em questão. Essa dica é especialmente direcionada àquelas que me acompanham aqui e que têm o sonho de se profissionalizarem.

*

Você pode manter o seu estilo de decoração sem problemas sem afetar o andamento da recepção. Lembre-se que o nosso papel nessa profissão é tornar tudo melhor!

*

Etiqueta Moderna e Table Decor*

*

E a última dica, porém não menos importante, é sobre estudar sobre a Etiqueta sob uma nova perspectiva. Ao longo de todos esses anos pesquisando, viajando e dando aula pude entender que saber etiqueta é saber se relacionar, e que para além dos códigos e normas, é importantíssimo saber acolher a todos, independente das diferenças. 

*

*

A Etiqueta do terceiro milênio da qual tanto falo por aqui e que ensino nos meus cursos é construída a partir dessa nova perspectiva, vislumbrando a sociedade melhor na qual todos nós tanto queremos e merecemos viver. Portanto desapegar dos conceitos antigos é essencial para que juntas possamos realizar um belo trabalho na nossa profissão!

*

Quer saber mais? Conheça a minha Escola de Etiqueta clicando aqui e meus cursos clicando aqui.

*

Foi um prazer estar mais uma vez com vocês! Espero que tenham gostado desse texto e da decoração. Deixo aqui também o vídeo onde conto mais sobre essa mesa moderna, vibrante e colorida que amei montar cujo ingrediente principal foi…. (vamos ver se vocês conseguem adivinhar… e não foi a etiqueta) : foi Amor!

*

*

 

*

Um beijo e até a próxima!

*

Patricia

*

Nossos créditos: Produção Patricia Junqueira | Roupa de Mesa Ritz Festas


Itens Relacionados

28 de janeiro de 2014
Nossas dicas para o Dia das Mães!

Conte para a gente, quantas vezes você já ouviu da sua mãe “Coloque a mesa que o almoço será servido!!!!” Ehhhh, … Continue lendo Nossas dicas para o Dia das Mães!

28 de janeiro de 2014
Dia das Mães – Em tons de bege

Sua mãe é classica? Formal? Que tal uma decoração chique e sóbrea para esbanjar bom gosto? Preparamos especialmente para você essa … Continue lendo Dia das Mães – Em tons de bege

28 de janeiro de 2014
Dourado para o Dia das Mães

Almoço de Dia das Mães inspira elegância, carinho, riqueza de detalhes e pratos deliciosos! Afinal de contas, é assim que nós … Continue lendo Dourado para o Dia das Mães