23 de agosto de 2015

Rosh Hashana

Rosh Hashana é o ano novo judaico.

A primeira vez que participei dessa linda cerimônia, não sabia exatamente do que se tratava, já que não sou judia, mas me marcou profundamente e só fez aumentar minha admiração pela cultura judaica!

 

 

 

 

A partir daí comemoro todos os anos o Rosh Hashaná, uma fenda de luz e abundância que se abre para toda humanidade.

 

 

 

 

Diferente da nossa comemoração de ano novo, para os judeus, o inicio de um ano é uma fase de auto-conhecimento e prosperidade, seguida do dia do perdão (Yom Kippur) que passa por perdoar o outro e a si mesmo de todos os erros e mágoas, para então seguirmos em frente.

 

 

 

 

Uma cerimonia simples e linda, carregada de profundos significados e simbologia, onde toda a família se reúne para começar não só um ano, mas uma nova vida, de consciência, abundância e prosperidade!

 

 

 

 

Acredita-se que tudo que você for capaz de acessar de luz e prosperidade nesse dia refletirá no seu ano todo, e por isso os judeus não entram na sinagoga para as comemorações, por exemplo, com dívidas, pois querem ter um ano também de fartura financeira.

 

 

 

 

 

Eu, junto com a Chef Mônica Dajcz e a Gandalua Aluguel de louças, fizemos uma mesa linda para representar essa data tão importante e representativa no calendário judaico, com muito carinho e com o coração aberto para esse novo ano que irá chegar!

 

 

 

 

 

E o melhor! Com a nossa parceria toda essa mesa pode estar na sua casa, do jeito que você quiser!

 

 

 

 

 

Vamos ver?

 

 

 

 
IMG_0461

 

 

 

Na primeira noite de Rosh Hashaná, antes de iniciar a refeição, mergulha-se uma maçã doce no mel e recita-se a bênção da fruta e um pedido, para que o ano novo seja um ano doce e cheio de frutos.

 

 

 

 

Escolhemos para a mesa peças de cristal, prata e pérolas, que simboliza a riqueza material, a prosperidade! Assim como o vermelho e dourado, que trazem muita elegância para essa data tão especial!

 

 

 

 

IMG_0456

 

 

 

Sempre pensamos em prosperidade de dinheiro, mas o Rosh Hashaná representa a abundância de tudo na nossa vida: relações, dinheiro, saúde, projetos, espiritualidade, trabalho, alegria, felicidade, paz, amor e tudo mais que se tem direito.

 

 

 

Michael Berg do Cabala Centre diz que devemos entrar nessa cerimônia como mendigos, e pedir tudo que temos direito!

 

 

 

IMG_0458

 

 

 

 

Guardanapo e caminho com aplicação de renda deixam a mesa pra lá de sofisticada!

 

 

 

 

IMG_0509

 

 

 

Flores não podem faltar na hora de produzir uma mesa!

 

 

 

Esse arranjo com orquídeas vermelhas e miolo dourado trouxeram ainda mais elegância à decoração!

 

 

 

 

IMG_0459 copy

 

 

 

IMG_0505

 

 


Em Rosh Hashaná costuma-se saborear alimentos que simbolizam doçura, bênção e fartura. Portanto, vinho doce ou bebidas doces, peixe e carne gorda fazem parte desta refeição. (Não se come nada temperado com vinagre ou raiz forte para não ter um ano amargo. Nozes também não devem ser ingeridas.)

 

 

Serve-se cabeça de peixe ou carneiro (na prática, a língua é utilizada) para representar o desejo de ser “cabeça”, sobressaindo-se com justiça e servindo de exemplo para todos.

 

 

 

IMG_0462

 

 

 

 

IMG_0463

 

 

 

 

IMG_0468

 

 

 

 

IMG_0471

 

 

 

 

Como adoramos “mimos”, cada convidado tem uma linda mini taça para uma entradinha especial – claro, com uma colher delicada e cheia de cristal, adequada à ocasião!

 

 

 

 

 

IMG_0529

 

 

 

 

IMG_0466

 

 

 

 

 

Costuma-se usar challá (pães trançados) redondas em Rosh Hashaná simbolizando o circulo da vida, sem começo, meio e fim. Expressa-se também a esperança de que o ano novo seja perfeito e traga  melhor de tudo para todos.

 

 

 

Distribui-se um pedaço da challá para cada participante, mergulhando-o no mel antes de comer. Isto é feito em todas as refeições da Festa. Antes de ingerir a challá, pronuncia-se uma bênção.

 

 

 

IMG_0472

 

 

 

 

 

IMG_0476

 

 

 

 

IMG_0480

 

 

 

 

 

IMG_0482

 

 

 

 

O bolo de mel é também uma sobremesa tradicional durante esta época (e esse da Casa Monica Dajcz é sensacional). Para a ocasião ele ganhou um topping de chocolate com a inscrição “Shana Tová” que quer dizer “Feliz Ano Novo”

 

 

 

IMG_0484

 

 

 

 

IMG_0487

 

 

 

 

IMG_0489

 

 

 

 

IMG_0495

 

 

 

 

Se estamos falando de fartura, a escolha das peças é fundamental. Tudo tem que traduzir o belo, para atrairmos a prosperidade que queremos para o ano todo!

 

 

 

IMG_0497

 

 

 

 

IMG_0498

 

 

 

 

IMG_0502

 

 

 

Como se trata de uma comemoração de abundância, o compartilhar é fundamental. E reunir a família e amigos para um almoço ou jantar nesse dia representa e exemplifica o compartilhar na íntegra: compartilhar alegria, felicidade, beleza e momentos deliciosos!

 

 

 

Arrume e decore a mesa e sua casa com esse propósito! Uma mesa linda para compartilhar a abundância das coisas boas da vida com todos.

 

 

 

IMG_0504

 

 

 

 

IMG_0510

 

 

 

 

IMG_0516

 

 

 

 

O chocolate também faz parte da comemoração e vem repleto de simbolismo!

 

 

 

IMG_0523

 

 

 

 

Como o Rosh Hashana é uma comemoração em família, os lugares das crianças a mesa estão garantidos!

 

 

 

Aqui, colocamos um copo especial para suco com canudinho, para dizer de uma forma singela que também são bem vindos!

 

 

 

 

IMG_0525

 

 

 

 

IMG_0526

 

 

 

 

IMG_0535

 

 

 

As maças não podem faltar, pois representam os frutos da nossa vida.

 

 

 

IMG_0536

 

 

 

IMG_0538

 

 

 


Espero que tenham gostado e se inspire para realizar essa cerimonia de prosperidade na sua casa!

 

 

 

E lembrem-se!

 

 

 

Toda essa mesa pode estar na sua casa, desde as louças até a comida e toda a decoração, personalizada para sua necessidade e entregue com alta qualidade e comodidade!

 

 
É só entrar em contato conosco: contato@patriciajunqueira.com.br

 

Gostou desse Post? Cadastre-se no Blog, comente e compartilhe!
Adoro saber sua opinião!

 

Nossos Créditos:

Composição e Decoração: Patricia Junqueira, Chef Monica Dajcz e Andrea Keffer| Fotos: Patricia Junqueira | Peças: Gandalua Aluguel de Louças | BuffetCasa Monica Dajcz | Arranjo Floral: Juliana Santos


Itens Relacionados

28 de janeiro de 2014
Nossas dicas para o Dia das Mães!

Conte para a gente, quantas vezes você já ouviu da sua mãe “Coloque a mesa que o almoço será servido!!!!” Ehhhh, … Continue lendo Nossas dicas para o Dia das Mães!

28 de janeiro de 2014
Dia das Mães – Em tons de bege

Sua mãe é classica? Formal? Que tal uma decoração chique e sóbrea para esbanjar bom gosto? Preparamos especialmente para você essa … Continue lendo Dia das Mães – Em tons de bege

28 de janeiro de 2014
Dourado para o Dia das Mães

Almoço de Dia das Mães inspira elegância, carinho, riqueza de detalhes e pratos deliciosos! Afinal de contas, é assim que nós … Continue lendo Dourado para o Dia das Mães