29 de novembro de 2014

Minha Casa no Natal



Acho que isso foi uma herança do meu avô materno, que já em novembro nos chamava, ainda pequenos, para ver as luzes de natal que ele tinha colocado no jardim e no imenso pinheiro que tinha na frente da casa!
Tenho para mim hoje, que ele mantinha o pinheiro só para usar no Natal! Rsssss…..
Depois de arrumar tudo chamava os nove netos para acender as luzes coloridas pela primeira vez! Era como se fosse a “inauguração da decoração de natal na casa dos avós”!nA árvore na sala era cada ano mais alta, eles faziam questão de renovar sempre a decoração, e ela ia crescendo conforme os netos cresciam de tamanho, até que um dia chegou no teto! Resgatando algumas fotos percebi que em alguns anos a árvore nem era tãaaaao alta assim, mas provavelmente na época para mim parecia ser, ou assim ficou na minha memória!
E claro, os presentes ficavam o mês de dezembro todo embaixo da árvore fazendo a imaginação das nove crianças voar! Sempre fazíamos uma disputa para saber de quem era o presente maior! Rssss…nnNão me lembro de muito luxo, apesar da mesa farta como é tipico dos brasileiros , mas me lembro com carinho do clima de natal, da família reunida, da troca de presentes com cartões escritos à mão, da minha madrinha sempre com algo escolhido com carinho para me presentear, da animação e brincadeiras com meus primos e a alegria dos adultos em nos ver!
Era sem dúvida uma noite especial!nnDepois da ceia trocávamos os presentes e enquanto brincávamos um sino tocava lá fora. Meus pais diziam que era Papai Noel passando nas casas para deixar os presentes, e que tínhamos que esperar um pouco mais para ir embora!
Não preciso dizer o medo que tínhamos ao chegar em casa e dar de cara com o Papai Noel, caso ele ainda não tivesse finalizado sua tarefa, né?nMas no fundo sempre tinha um pouco de decepção também de não encontrá-lo!nnE a noite era loooooonga…. alguns primos sempre dormiam em casa para também esperar o Papai Noel, depois da bagunça dormíamos todos juntos, com medo de acordar com algum barulho e encontrar o bom velinho!nnE, é claro, de manhã os presentes estavam lá na janela da sala, que tinha ficado aberta para Papai Noel poder entrar, já que não tínhamos lareira!






Hoje o natal é feito em casa, já que infelizmente nosso avô já não está mais entre nós! Mas a tradição de reunir a família é mantida e pretendo passar isso para nossos filhos!
E certamente herdei do meu avô a paixão por decorar a casa! Também começo em novembro, para poder aproveitar um pouquinho mais, e gosto de renovar o tema todo ano! Ainda não chamo as pessoas para inagurar a decoração! Rsssss….. Mas é uma coisa a se pensar quando tivermos as crianças!


E o dia de montar a árvore é merecido um bom almoço ou jantar – dependendo da hora em que você escolher montá-la! Reunir a família para escolher os enfeites e colocar as luzes, que delícia!
Me lembro de na casa dos meus pais, como nos divertíamos encontrando enfeites que não lembrávamos mais que existia!nnPara esse ano eu queria algo diferente, moderno, mas com cores clássicas para o tema da árvore de natal. E então escolhi passarinhos dourados! nnFiquei apaixonada quando os vi na Pottery Barn e logo consegui uma forma de adquirí-los para fazer a árvore! Semanas depois minha mãe encontrou esses dourados em uma loja de SP e os trouxe para mim!nnComo estou grávida não pude fazer a correria que costumo fazer todos os anos atrás de novidades, nem eu mesma montar tudo. Contei com a ajuda e paciência de várias pessoas para que tudo saísse perfeito! E saiu!
A segunda etapa foi encontrar o festão em forma e com o material de um ninho. Ufa, isso deu trabalho! Simplesmente não encontrei no Brasil quem o vendesse e mais uma vez precisei usar os recursos de fornecedores de fora do país. nnFiquei muito feliz quando chegou – na mala do meu irmão – porque aí sim minha árvore estava completa e de fato com cara de uma árvore onde os passarinhos fizeram seus ninhos!
Conforme fui construindo a decoração percebi que esse tema nasceu de dentro para fora e que faz parte do momento em que estou vivendo! Foi um processo lúdico, de fazer literalmente o próprio ninho, passo a passo!




Finalizado com bolas vermelhas e raminhos de flores e frutas natalinas, a árvore ficou completa!
E como não poderia faltar, o enfeite principal e único, em destaque bem no centro da árvore na cor azul, escrito “Baby First Christmas” para representar nosso filhote que está para nascer! Esse enfeite foi comprado por meu marido em uma viagem e não queria deixar de usá-lo quando comecei a pensar como seria a árvore, então ele ganhou destaque na árvore!




No topo da árvore o Arcanjo Melchizedeck que já uso há anos. nnMelchizedeck faz parte do raio dourado, que traz sabedoria. Junto ao Arcanjo Miguel, do raio azul da misericórdia e proteção, e de Metatron, do raio rosa do amor infinito, eles formam a trindade arcangélica!nnComo podem ver, minha árvore é cheia de significados, que foram sendo encontrados durante o processo de criação da decoração!nnEu adorei o resultado!
Embaixo da árvore não poderiam faltar os presentes! Claro que em breve terão a companhia dos de verdade, mas nada mais lúdico que já deixar caixas prontas anunciando que o Natal chegou!!!nnNa porta da sala de tv um enfeite criado por mim!




A lareira ganhou esse ano decoração especial!nnAo contrário dos outros anos em que eu colocava enfeites por toda a casa, esse ano resolvi fazer o tradicional natal com neve na lareira! Reuni enfeites que ganhei de presente, que compramos em viagens ou mesmo nas nossas andanças por SP.nnEu e meu marido gostamos de todo ano comprar algo novo para a decoração natalina, então cada enfeite tem uma história, desde uma viagem a Campos de Jordão em dezembro com a família dele, onde compramos o papai noel gordinho musical, o soldadinho do “The Nutcracker” que assistimos num natal em NY, e o papai noel com presentes que ganhei da minha madrinha quando me mudei para meu primeiro apartamento!nnAssim fica uma delícia montar a decoraçao de natal, né?




A mesa de jantar ganha um Centro de Mesa Natalino logo que a árvore é montada! E assim fica até Dia de Reis!nnEsse mesmo centro será usado na noite de natal, ao montar a mesa da Ceia!


Como já é tradicional, desde 2008 reuno uma das turmas de amigos para uma Pré-Ceia de Natal com amigo secreto duas semanas antes do natal. Como não conseguimos passar juntos, comemoramos antes!nnE na noite de natal, claro, o convite é estendido para todos amigos! Assim todos já sabem, não tem com quem passar o natal?
É só vir para casa! Querem dar uma passada depois da meia noite? Está valendo também!!!nnAfinal de contas, de nada vale uma super produção se as pessoas especiais não estão por perto! Sempre digo que tudo isso é só um pretexto para ter as pessoas em casa e dizer a elas “adoramos você ter vindo”!
E lembre-se! O convite deve ser feito sempre com um mês de antecedência, pois as pessoas precisam se programar.nnSe você é o convidado, o anfitrião precisa sortear amigo secreto e encomendar a ceia com antedecência, então dê o aceite – ou não – o mais rápido possível. E independente se você vai contribuir ou não com a ceia, sempre leve um presente para o anfitrião!
E é assim que fica minha casa no mês de natal! nnEspero que tenham gostado e se inspirem em fazer do mês de dezembro uma data de confraternização com amigos e família, e acima de tudo, se inspirem em resgatar seus propósitos e objetivos que durante o ano ficam esquecidos!nnAfinal de contas, esse é o grande sentido do Natal!



Itens Relacionados

28 de janeiro de 2014
Dia de Reis

O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, é o dia em que, guiados por uma estrela, os três Reis Magos … Continue lendo Dia de Reis

28 de janeiro de 2014
Dia de Reis com tons de amarelo

Um dos presentes que os três Reis Magos trouxeram para Jesus foi Ouro. E foi com essa inspiração que montamos essa … Continue lendo Dia de Reis com tons de amarelo

26 de outubro de 2014
Mesa Natalina

Dezembro é mês de se comemorar! E como não é possível ter todos os amigos e familiares reunidos na Ceia de … Continue lendo Mesa Natalina