7 de fevereiro de 2017

Mesas para estar com Pessoas

Já faz algum tempo em que comecei a falar sobre Compartilhar Felicidade ao redor de uma mesa linda…. E a partir desse ano resolvi colocar em prática um projeto que estava na gaveta há alguns meses…. Mostrar para vocês não só mesas, mas para que, ou melhor, para quem elas de fato são decoradas de forma tão cuidadosa: as pessoas 

 

Foi então que reuni amigos e família para tornar essa comunicação ainda mais real. Eles toparam e a partir de agora vamos falar de decoração de mesa para pessoas!

 

 

Provavelmente vocês também já ouviram falar por aqui que uma mesa linda e bem posta é só um pretexto para estarmos mais tempo com quem amamos. E que receber seu convidado com uma mesa linda é dizer “Seja Bem Vindo” com o coração.

 

 

JosiGiordano-061

 

 

Então, é a partir do coração que quero começar a falar com vocês de agora em diante. Uma tarefa um tanto subjetiva e complexa, mas que com treino vou conseguir! Rsssssss

 

E isso é tão importante, porque fazer mesas por fazer, para impressionar ou para satisfazer o nosso ego é vazio e não traz felicidade. Mas um bolo quentinho, feito na hora, com a simplicidade de um arranjo floral à mesa que pode ter sido comprado ou feito por você mesma…. ah, isso faz toda a diferença!

 

A dobra do guardanapo que você aprendeu na internet e treinou alguns dias antes de colocar à mesa para receber em casa, o sousplat novo… o carinho, a atenção, a dedicação… na verdade, o prazer.

 

Sim, porque para nós, receber é um prazer. É um momento único de mostrarmos todo nosso carinho para nossos convidados. Talvez nunca sejamos capazes de escrever um cartão com uma mensagem linda, mas é exatamente essa mensagem não escrita que queremos dizer quando fazemos nossas mesas.

 

JosiGiordano-052

 

Isso porque sabemos que sentados à mesa, no sofá ou em pé na varanda estarão pessoas, histórias de vida e vínculos que irão se formar naturalmente através de uma boa conversa.

 

Afinal de contas, não é fora do comum por exemplo seu amigo levar na sua casa a namorada nova, que fica amiga da sua prima e um dia passam a trabalhar juntas ou frequentar o mesmo cabelereiro, porque se tornaram amigas – na sua casa.

 

E assim vamos formando uma rede, de conexões que viram amizades, de contatos que se tornam oportunidades e de pessoas felizes e realizadas por não estarem sozinhas, por poderem compartilharem suas experiências e quem sabe até resolver um problemas com a ajuda do outro.

 

Somos mais felizes quando estamos com pessoas. Somos mais completos, nos entendemos melhor, e sentimos que a nossa dor ou dificuldade também pode ser a do outro, talvez de uma outra forma, por um outro prisma, talvez até maior que a nossa. E assim nos acolhemos, nos aceitamos, por que nos vimos mais fortes no outro.

 

JosiGiordano-103

 

 

O outro é nosso espelho. É com quem aprendemos sobre nós mesmos. Por isso é tão importante estarmos com pessoas.

 

Com pessoas não há solidão. Cientificamente já foi provado (um dia ainda encontro de novo esse video no TED) que ao estarmos com pessoas fazemos uma troca de energia que é muito benéfica para ambos e evita em muitos porcento a solidão e depressão, pois essa troca nos completa.

 

É assim que somos feitos e é assim que a vida flui. De uma grande respiração coletiva, onde estamos todos conectados com a capacidade de nos relacionarmos e nos ajudarmos mutuamente.

 

Você pode pensar que isso é grande demais para uma simples recepção… mas as coisas acontecem na sua grande maioria ao redor da mesa e em encontros. Seja para negócio, seja algum assunto de família ou em uma reunião de amigos.

 

 

JosiGiordano-030

 

 

JosiGiordano-015

 

 

E a mesa sem pessoas não tem sentido algum.

 

 

JosiGiordano-064a

 

Reunião em casa é para dar risada, guardar bons momentos, se divertir, falar besteira e lembrar de tudo isso depois.

 

É para aproveitar e conhecer melhor aquela pessoa que você sempre vê nas recepções da sua amiga, mas nunca sentou para conversar com ela de verdade.

 

Alias, você já fez o exercício de conversar com uma pessoa nova ao invés de logo sentar com suas amigas mais íntimas? Tenho certeza que encontrarão pontos em comum e disso pode nascer uma grande amizade.

 

Eu adoro conhecer pessoas novas e logo encontrar pontos em que posso contribuir e que ela também possa me agregar.

 

É assim que a rede começa a funcionar. E é assim que todo mundo ganha. Então uma recepção – seja na sua casa ou como convidado de alguém – é sempre uma oportunidade para fazer mais uma conexão. Se unir a mais um pontinho na rede, que faz parte de um todo muito maior.

 

JosiGiordano-075

 

 

Então, monte a sua mesa como se estivesse preparando bons momentos, servindo alegria e compartilhando amor, pois certamente vínculos profundos como de avô e neto serão construídos ao redor da sua mesa.

Já pensou nisso?

 

 

JosiGiordano-089

 

E aproveita a oportunidade de estar à mesa com os mais velhos e ouça o que eles tem para dizer, são histórias incríveis para contar…. Quantas vezes já me peguei perguntando o porquê não conversei mais com os meus avôs… quantas coisas poderiam ter me ensinado!

 

Eles tem uma perspectiva diferente da nossa, e que nos faz questionar a pressa, a ansiedade, a necessidade de querer controlar tudo.. para que serve isso tudo mesmo?

 

 

JosiGiordano-095

 

Ao fazer a sua mesa pense nas risadas que ali terão, nos bons momentos que essas pessoas vão passar, e o quão valioso isso pode ser para elas.

 

Momentos de descontração fazem sempre nosso dia mais alegre e feliz, e dá aquela sensação gostosa na barriga de ser pleno, feliz e de que a vida vale a pena.

 

 

Faça suas mesas para as pessoas chegarem em casa com a sensação boa de que valeu a pena viver aquele dia.

 

 

JosiGiordano-125

 

 

Encher sua casa de pessoas é encher sua casa de alegria.

 

 

JosiGiordano-112

 

 

E ser uma anfitriã é ser o HUB que conecta todas as pessoas e suas histórias a partir do coração. Afinal de contas, é a sua casa, a sua recepção e a sua vibração.

 

Esteja linda e esteja feliz, e todos também estarão.

 

Estimule a conversa descontraída entre as pessoas. Faça bonito, com etiqueta, elegância e requinte. Mas saiba quebrar todas as regras para as pessoas se sentirem em casa.

 

 

JosiGiordano-128

 

E por último, mas não mais importante, compartilhe a comida. Jesus fez isso na Santa Ceia, há dois mil anos atrás… Queria nos mostrar que já naquela época estávamos unidos em uma rede de amor, todos conectados. Na verdade sempre estivemos, só não percebemos.

 

Experimentar comidas locais, aromas, temperos e receitas é conhecer um pouco da história do local, da família, das tradições, da pessoa que fez a comida. Mais que se alimentar, é criar vinculo com a família que está te recebendo.

 

Receber bem e ser uma boa anfitriã vai muito além da simples decoração. Passa por toda intenção que você tem ao receber pessoas.

 

Espero que gostem desse Post e que ele possa ajudá-la também a compartilhar felicidade. Então abra sua casa e seu coração para receber bem e ser uma boa anfitriã, conectando pessoas e espalhando alegria.

 

Agradeço em especial todos meus amigos e familiares que puderam estar comigo nessa sessão de fotos e emprestar sua imagem para tornar essa comunicação ainda mais real! Amo vocês! E a Josi Giordano que captou com seu olhar através de suas lentes momentos tão verdadeiros.

 

Patricia Junqueira


Itens Relacionados

28 de janeiro de 2014
Nossas dicas para o Dia das Mães!

Conte para a gente, quantas vezes você já ouviu da sua mãe “Coloque a mesa que o almoço será servido!!!!” Ehhhh, … Continue lendo Nossas dicas para o Dia das Mães!

28 de janeiro de 2014
Dia das Mães – Em tons de bege

Sua mãe é classica? Formal? Que tal uma decoração chique e sóbrea para esbanjar bom gosto? Preparamos especialmente para você essa … Continue lendo Dia das Mães – Em tons de bege

28 de janeiro de 2014
Dourado para o Dia das Mães

Almoço de Dia das Mães inspira elegância, carinho, riqueza de detalhes e pratos deliciosos! Afinal de contas, é assim que nós … Continue lendo Dourado para o Dia das Mães