21 de julho de 2017

A importância da família reunida à mesa

Que fazer uma mesa linda e decorada é uma delícia nós já sabemos. Quem ama decoração e mesa posta reunir a família é um prazer e o faz com frequência.

 

 

 

 

Mas você sabe quais os reais benefícios de estar sentado a mesa com a família?

 

 

 

JosiGiordano-072

 

 

Uma pesquisa realizada com 34 mil crianças e adolescentes pelo Literacy Trust, uma instituição inglesa dedicada à alfabetização concluiu que fazer as refeições em família e estimular a conversa ajuda a criar filhos mais confiantes.

 

 

Os benefícios vão desde crianças mais aptas a dialogar e argumentar na escola, até se sentirem mais seguros ao ter que falar em público ou fazer apresentações na classe.

 

 

 

Mas não basta só uma mesa linda e a família reunida. É importante também proporcionar o diálogo.

 

 

 

JosiGiordano-184

 

 

 

A mesma pesquisa apontou que muitas famílias se reúnem por hábito, mas não trocam informação, não conversam, seja porque estão no celular ou assistindo televisão enquanto comem.

 

 

É importante trazer assuntos saudáveis para a mesa como falar sobre o livro que cada um está lendo, ou sobre o filme que assistiram. Trocar informações, percepções….

 

 

 

E os pais são os grande responsáveis por trazer a tona esses assuntos à mesa e tornar o ambiente propicio e agradável, dando abertura para cada um expor sua opinião.

 

 

JosiGiordano-075

 

 

 

E nesse momento a experiência à mesa precisa ser prazerosa. As crianças não podem se sentir recriminadas por exporem suas opiniões, mas os pais precisam aproveitar essas situações para também moldar o caracter dos filhos e mostrar de forma respeitosa e amorosa o caminho certo.

 

 

 

É importante fazer com que os momentos das refeições sejam sempre momentos de união, onde a família conversa livremente e conhece melhor um ao outro.

 

 

 

 

E a mesa é um lugar propício para isso, pois ficamos no mínimo meia hora sentados juntos, trocando olhares. Por isso é tão importante também a decoração da mesa, tornando assim o ambiente ainda mais bonito e agradável, onde todos queiram estar.

 

 

IMG_5801

 

 

 

E como sempre falo nos meus workshops Receber Bem & Etiqueta, é importante no meio da correria inserir na rotina uma refeição que todos façam juntos.

 

 

 

Ou no mínimo na semana, seja o café da manhã, almoço ou jantar… Como se encaixar melhor na sua rotina e no perfil da sua família.

 

 

 

Afinal de contas é a mesa que criamos vínculos verdadeiros com quem amamos, e formamos o caracter dos nossos filhos. Mais que comida para o corpo, as refeições são também alimento para a alma.

 

 

 

IMG_5789

 

 

 

Por isso as crianças devem ser inseridas na rotina das refeições desde cedo.  Nós achamos que elas não entendem ou não estão atentas, mas ao contrário, estão absorvendo tudo que ouvem e que estão vendo. Desde a forma com que você pega no garfo, até as comidas que você não prova.

 

 

 

Não ache que seu filho não está percebendo seu comportamento, pois ele observa tudo e irá repetir exatamente como você faz.

 

 

 

Desde pequeno ensinamos o Enrico a não sair da mesa enquanto todos não terminassem a refeição. Certa vez em um almoço de domingo meu marido acabou de comer e se  retirou da mesa, sentando no sofá para ver televisão.

 

 

Imediatamente o Enrico me questionou, com 2 anos de idade: “porque o papai saiu da mesa se as pessoas não terminaram a refeição?”

 

 

Aquele momento para todos nós foi a prova que por menor que eles sejam, estão observando tudo e aprendendo como se comportar.

 

 

 

Mais do que depressa meu marido voltou para a mesa e esperou todos terminarem dizendo, “você tem razão, Enrico, eu não deveria ter saído da mesa.”

 

 

 

IMG_5791

 

 

 

Então, agora que já sabemos todos os benefícios de uma mesa posta coma  família reunida, qual será a próxima recepção?

 

 

 

Espero que tenham gostado e se inspirem a se reunir com a família e criar vínculos verdadeiros.


Itens Relacionados

28 de janeiro de 2014
Nossas dicas para o Dia das Mães!

Conte para a gente, quantas vezes você já ouviu da sua mãe “Coloque a mesa que o almoço será servido!!!!” Ehhhh, … Continue lendo Nossas dicas para o Dia das Mães!

28 de janeiro de 2014
Dia das Mães – Em tons de bege

Sua mãe é classica? Formal? Que tal uma decoração chique e sóbrea para esbanjar bom gosto? Preparamos especialmente para você essa … Continue lendo Dia das Mães – Em tons de bege

28 de janeiro de 2014
Dourado para o Dia das Mães

Almoço de Dia das Mães inspira elegância, carinho, riqueza de detalhes e pratos deliciosos! Afinal de contas, é assim que nós … Continue lendo Dourado para o Dia das Mães