11 de maio de 2015

Etiqueta na Maternidade

Receber Bem é uma delícia, ainda mais quando estamos felizes, mas quando falamos de maternidade, os cuidados com a mãe e o bebê nem sempre permitem que a recepção seja uma festa, como estamos acostumados!

 

 

 

 

 

Então, separei aqui algumas dicas tanto para você que está grávida e irá receber na maternidade, como para o convidado que irá visitar a mamãe e o bebê!

 

 

 

 

 

Espero ajudar a fazer desse momento uma recepção prazerosa.

 

 

 

 

1111

 

 

 

 

Eu ADOREI cada visita que recebi, mas confesso que nem todo momento eu estava bem. Foram mais de 10 horas de parto normal que terminou em fórceps, tive muitas (muitas mesmo!) dores pós parto e levei 3 dias para andar sem ajuda.

 

 

 

No final, tudo que eu tinha planejado para a recepção (cabelo, maquiagem, espumante, etc….) não rolou! Fiz o básico necessário para receber, comemorar e guardar lembranças daquela momento que para mim e meu marido foi tão importante!

 

 

 

 

Por outro lado o quarto ao lado estava literalmente em festa, parecia uma balada, com hostess na porta, cheia de balão e um falatório interminável! Eu fiquei imaginando que ou a mãe estava muuuuito bem (deu até uma invejinha!) ou deveria estar odiando aquilo tudo! Rsssssss….

 

 

 

 

 

Como em geral como convidados nunca sabemos exatamente como está a mamãe e o bebê, vamos a algumas regrinhas básicas para não errar ao visitar e receber na maternidade.

 

 

 

Etiqueta para a mamãe (e o papai):

Tudo tem que ser informado às pessoas que querem fazer a visita com MUITA delicadeza, assim você evita que a pessoa fique chateada se você pedir, por exemplo, para ir em outro dia.

 

 

 
Pense que a pessoa comprou um presente, desmarcou compromissos, foi até o local que nem sempre é perto, e está na expectativa de conhecer o bebê e te presentear!

 

 

 

1. Ao informar que o bebê nasceu é importante já falar de forma educada como vocês preferem que as visitas aconteçam: se preferem no hospital, em casa, querem que esperem passar as primeiras semanas ou um mês para receberem visitas…. e os horários.

 

 

 

Não é vergonha alguma “dar o tom” para as pessoas. Chato ficará se vocês não quiserem receber visitas por qualquer motivo e o quarto encher de pessoas querendo ver o bebê.

 

 

 

As pessoas se sentem na obrigação de fazer a visita e as vezes até cancelam compromissos em prol do bebê que acaba de nascer, desnecessariamente, pois as vezes a mamãe mal está em condições de receber aquela visita!

 

 

 

2. É preciso tanto para a maternidade como para os primeiros 2 meses na sua casa você ter lembrancinhas e umas comidinhas (simples) para receber seus convidados.

 

 

 

 

Inclua também água, suco e um prosseco para comemorar!

 

 

 

 

O ideal nesses casos é você fazer uma mesa (pequena) e decorar com flores artificiais, os petiscos e as lembrancinhas. Você pode contratar esse serviço ou pedir a uma amiga ou irmã fazer para você!

 

 

 

 

 

1124

 

 

 

 

 

3. Escolha uma irmã, cunhada, mãe ou amiga que seja próxima a você para ser “sua porta voz”. Ela irá falar com as pessoas, gerenciar as visitas,  atender telefone, guardar os presentes, etc…

 

 

 

 

 

4. Importante você combinar com o berçário, enfermeiras e seu marido uma “palavra mágica” para você informá-los que está cansada e que quer que o bebê seja levado para o berçário. Isso foi uma dica da equipe da maternidade onde tive o Enrico, e eu combinei a frase “está no horário do banho”.

 

 

 

 

Assim o bebê era levado quando haviam muitas pessoas no quarto – pela baixa imunidade do bebê ele não pode ficar exposto a muitas pessoas em local fechado, principalmente quando há crianças – ou quando eu estava cansada.

 

 

 

 

 

Pode parecer frescura, mas quem já teve um filho sabe como é exaustivo os primeiros dias, após um parto, acordando a madrugada toda para amamentar!

 

 

 

 
1102

 

 

 


5. É importante para o leite descer e a amamentação acontecer tranquilamente que a mamãe durma em quarto escuro (e tome água). Então, após as 19h00 abaixe a luz do quarto e diminua o rítmo.

 

 

 

 

As pessoas vão entender, vão falar mais baixo e ficarão menos tempo na visita.

 

 

 

 

Não dá para a visita chegar as 21h00, ficar até as 22h30 e você ter que amamentar as 23h00 por exemplo. Você precisa descansar.

 

 

 

 

6. Se houver tumulto de visitas – horários de almoço e final do dia em geral – peça para seu marido ir ao café com os homens. Assim ficam menos pessoas no quarto, e as mulheres, o que te dá mais privacidade!

 

 

 

 

7. Peça para alguém colocar um etiqueta em cada presente que receber com o nome de quem deu, pois será IMPOSSÍVEL você se lembrar quem deu o que, e precisará dessa informação para agradecer posteriormente – e para não ficar em saia justa caso alguém pergunte “serviu o que dei? Você gostou?”

 

 

 

 

Etiqueta para os convidados:

 

 

1. Ir na maternidade ou na casa?

 

Minha recomendação é antes perguntar aos pais e saber como está a disposição da mãe.

 

 

 

 

Eu costumo ir na maternidade, pois se não tenho intimidade com a pessoa não irei na casa, e se tenho muita intimidade a pessoa espera que eu vá na maternidade, mas SEMPRE visitas rápidas de 20 minutos no máximo.

 

 

 

 

 

O primeiro dia deve ser exclusivo da família. Se escolher ir na casa, avise os pais que irá esperar pelo menos de 2 a 3 semanas.

 

 

 

 

 

 

_MG_8785 copy

 

 

 

 

 

 

 

2. Chegue antes das 19h00 e se isso não for possível avise os pais e veja a possibilidade de ir mesmo assim. Chegando após esse horário não fique mais que 15 minutos. A mamãe já estará cansada do dia e terá uma longa madrugada de amamentação!

 

 

 

 

3.  É muito carinhoso da sua parte perguntar se os pais precisam de algo da rua quando você estiver indo visitar, seja em casa ou na maternidade, nem sempre é possível deixar o bebê e sair para comprar coisas que faltam.

 

 

 

 

 

4. Se o quarto estiver cheio, avise que irá tomar um café e voltar em meia hora.

 

 

 

 

 

 

5. Sempre, sempre, sempre levar um presente para o bebê ou para a mamãe. Eu ganhei presentes e adorei ser lembrada! Há coisas muito bacanas para dar para a mamãe e todo mundo só pensa no bebê!

 

 

 

Se esqueceu ou não deu para comprar, recorra às lojinhas na maternidade ou pare em alguma no caminho.

 

 

 

 

Flores naturais ficam do lado de fora do quarto por ordem do hospital, pois podem causar alergia ao bebê, então dê preferencia por outro presente. Além do mais a mamãe terá que carregar tudo para casa e não terá tempo para cuidar delas. Eu amo flores, mas não acho que seja um presente oportuno para a ocasião.

 

 

 

 

 

6. Não peça para segurar o bebê em hipótese alguma, nem toda mãe gosta. Se ela oferecer ainda assim agradeça e não segure. Eu deixava tranquilamente todo mundo segurar e tomei uma bronca da médica. A ordem expressa da minha médica foi “Segurar o bebê no primeiro mês é para os avós e pais. Ponto. Mais ninguém. Crianças só se for o irmão.”

 

 

 

 

1078

 

 

 

 

 

7. Nada de fotos com flash! A visão do bebê ainda está se formando!

 

 

 

E não poste nada nas redes sociais sem perguntar aos pais se tudo bem, nem todo mundo gosta de exposição!

 

 

 

8. Evite encostar na cama, bolsas devem ficar no sofá ou cadeira. Você veio da rua e ali tem um bebezinho recém nascido!

 

 

 

Lave sempre as mãos ao chegar!

 

 

 

 

9. Se estiver doente – ainda que seja uma gripezinha – ligue e avise que irá depois na casa. O bebê não pode ficar em contato com pessoas gripadas ou doentes!

 

 

 

 

 

10. Evite levar crianças para visitar o bebê. Se levar não deixe a criança tocar no bebê ou ficar em cima. Não é frescura, são recomendações médicas, que como disse, eu mesma tomei uma bronca ao deixar tudo correr livre!

 

 

 

 

 

 

11. A amamentação é um momento muito íntimo, não se ofereça para acompanhar a mamãe no quarto, mesmo que tenha muita intimidade. Espere ser convidada.

 

 

 

 

 

 

12. Evite perfumes fortes.

 

 

 

 

 

13. Fale baixo! As vezes nem os pais percebem que estão falando alto e que é muito alto para o bebê que até horas atrás estava na tranquilidade da barriga da mamãe, envolto em água quentinha e muito silêncio!

 

 

 

 

O bebê acabou de nascer, e está se adaptando a TUDO, até a respirar, que é algo simples para nós e até algumas horas atrás não fazia!

 

 

 

 

 

_MG_9262 low

 

 

 

Receber na maternidade é realmente muito delicado. A gente vem da rua, em outro ritmo e nem sempre nos damos conta de todos os detalhes.

 

 

 

 

Visitas para maternidade são ótimas e queremos comemorar, mas precisa ser com muita tranquilidade e sossego para a mamãe e o bebê.

 

 

 

 

Espero que tenham gostado do Post e a(o) ajude nesse momento tão especial!

 

 

 

 

 

Então, comente e compartilhe, adoro saber sua opinião!


Itens Relacionados

28 de janeiro de 2014
Nossas dicas para o Dia das Mães!

Conte para a gente, quantas vezes você já ouviu da sua mãe “Coloque a mesa que o almoço será servido!!!!” Ehhhh, … Continue lendo Nossas dicas para o Dia das Mães!

25 de outubro de 2014
Decoração de Chá da Tarde em Preto e Prata

Uma mesa em tons sóbreos é sempre muito elegante, principalmente para um Chá da Tarde com amigas.   Pensada em preto, prata … Continue lendo Decoração de Chá da Tarde em Preto e Prata

25 de outubro de 2014
Decoração de Mesa para Almoço com Amigos!

Fim de semana com amigos tem um gostinho especial!   Seja no jardim ou na varanda, é possível tornar uma simples … Continue lendo Decoração de Mesa para Almoço com Amigos!