9 de fevereiro de 2016

Dicas para Decorar sua Recepção

Quer fazer uma festa ou recepção e está sem coragem porque não sabe como???
Então vou te ajudar! Rssssss…. Adoro receber em casa, pois acho muito mais acolhedor que convidar as pessoas para um bar ou restaurante, por ser mais intimista. Ao abrir sua casa você mostra um pouco da sua história e do seu estilo de vida, e isso cria vínculos verdadeiros com as pessoas. E assim fui me especializando no assunto, que adoro, convidando amigos, família, colegas de trabalho, cozinhando, decorando, combinando louças e criando uma atmosfera propícia para cada ocasião.

Para mim, abrir as porta da casa é abrir o coração e compartilhar com as pessoas momentos inesquecíveis. Adoro pensar na louças, nas flores, no menu…. E imaginar a alegria das pessoas em casa.

Mas para isso é preciso uma boa decoração, certo? Ahhhhh… por isso você não recebe em casa?
Então vamos lá que vou te dar dicas simples para você arrasar!
IMG_7635Para começar você precisa definir qual será o tom da festa ou recepção, para então escolher as peças certas e arrasar na decoração.
Festa de Adulto ou Infantil?
Formal ou Informal?
Chique ou Despojado?

A partir daí você escolhe as peças que irá usar: prata, porcelana, vidro, pérolas, cerâmica, coloridas ou brancas, etc…
Mas lembre-se! Seu convidado tem que se sentir a vontade sentado à mesa, nada de exagerar.

Ahhhh, mas você não tem todas as peças? Não tem problema! Você misturar estilos aproveitando tudo que tem em casa. Ou pode também alugá-las em casas de material para festa, onde tem uma diversidade imensa!

Uma dica é ir montando seu acervo aos poucos, como eu faço. As peças que costumo usar muito vou adquirindo e ao longo do tempo construo meu enxoval, com a minha cara e meu estilo!IMG_0600
IMG_0668
Aqui segue uma listinha de ítens básicos para uma recepção. O importante é tudo combinar para você conseguir montar a mesa!
– Champanheira
– Jogo de pratos principal e sobremesa
– Jogo de sousplat
– Guardanapos de tecido
– Porta Guardanapo
– Travessas e saladeira
– Trilhos de mesa, jogo americano ou toalha
– Taças para água, vinho tinto e espumante
– Copos de wisky
– Talheres
– Cachepots e vasos para flores (recomendo desses, uns 2 serem grandes ou medios)
– Castiçais (se for jantar)
– Bandejas (para taças, copos, docinhos, café, guardanapos, etc)
– Toalha de bandeja
– Toalha de lavabo
– Aromatizadores
– Xícaras de café e açucareiroIMG_6981
Outro ítem importante que não pode faltar são as flores.
E nesse caso recomendo você encomendar alguns arranjos prontos se a recepção for um pouco mais importante (festa de aniversário, jantar com o chefe do marido, etc…) pois são sempre mais bonitos do que os que fazemos em casa.
Você vai precisar de arranjos florais para:
– Mesa de Jantar (2 arranjos se a mesa for grande, e você pode espalhar pela mesa outros pequeninos)
– Lavabo
– Aparador
– Mesa de centro e mesas laterais da salaIMG_6458 2014-04-19 12.53.59
IMG_1080Mesas_Ceia_Natal_122
Esses são os arranjos maravilhosos do André Pedrotti, que super recomendo! Deixam qualquer decoração sofisticada e delicada! IMG_0291Enfeites também vão super bem para decorar mesas e aparadores de comida e bebida! Abuse deles e crie uma mesa com a sua personalidade! 2014-09-19 09.38.5495dfdf_c950ede307e348e7a3edbd490cb4ae23-jpg_srz_p_714_473_75_22_0-50_1-20_02014-03-27 15.42.34
Se for a noite, não se esqueça de velas e castiçais para deixar o ambiente ainda mais aconchegante!2014-04-19 12.22.22img_12781-1024x682 Festa-Patricia-Junqueira-38-1024x682
A entrada ou sobremesa fica sempre mais bonita quando servida em porta doces diferentes e com design. E eu gosto muito de servir porções individuais, assim pode-se provar de tudo um pouco.

Agora coloque uma música deliciosa e curta cada momento com seus convidados!

Não importa a ocasião, se você tem ou não todo o enxoval para receber. O mais importante é como você irá receber, e isso sim é perceptível para as pessoas: o carinho e a atenção que terá com cada um.

Pensando assim ficará fácil receber em casa e a sua recepção ficará linda! Aproveite cada ocasião e prepare um delicioso almoço ou jantar, pois esses momentos ficam guardados para sempre.

Agora, mãos a obra para receber em casa, e me conte aqui nos comentários tudo como foi!
Patricia Junqueira


Itens Relacionados

28 de janeiro de 2014
Nossas dicas para o Dia das Mães!

Conte para a gente, quantas vezes você já ouviu da sua mãe “Coloque a mesa que o almoço será servido!!!!” Ehhhh, … Continue lendo Nossas dicas para o Dia das Mães!

28 de janeiro de 2014
Dia das Mães – Em tons de bege

Sua mãe é classica? Formal? Que tal uma decoração chique e sóbrea para esbanjar bom gosto? Preparamos especialmente para você essa … Continue lendo Dia das Mães – Em tons de bege

28 de janeiro de 2014
Dourado para o Dia das Mães

Almoço de Dia das Mães inspira elegância, carinho, riqueza de detalhes e pratos deliciosos! Afinal de contas, é assim que nós … Continue lendo Dourado para o Dia das Mães