8 de julho de 2019

Dicas de Receber Bem & Etiqueta à Mesa – Parte 1

Quando comecei a me profissionalizar no mercado de mesa posta, etiqueta à mesa e receber bem e compartilhar minha jornada aqui com vocês eu não tratava de muitos temas da forma como trato hoje. Isso porque além de o mercado ter evoluído muito, meu trabalho também evoluiu e foi aprofundando cada vez mais.

*

Então esse post é um convite para aprofundarmos um pouquinho mais em temas que tenho trabalhado bastante com minhas alunas do Método Personal Welcome e em outros cursos e palestras que dou pelo Brasil. Espero que gostem! Vamos lá?

*

Dica #1 – Seja criativa

*

Receber Bem e Etiqueta à Mesa

*

Além de criatividade ser um conceito bem subjetivo, quando falo para quem quer trabalhar com mesa posta ser criativa parece redundante, né? Mas não é bem assim. Esse é um ponto muito crucial da nossa profissão, afinal é muito importante ter consciência de que somos contratadas para surpreender! Ser criativa é estar disposta a surpreender e a se renovar! Renovar o olhar, renovar as fontes de pesquisa e estudo, e assim vamos renovando o nosso trabalho, sem perder a nossa essência.

*

Afinal, se for para montar uma mesa tradicional com toalha branca e taças de cristal, a Table Decor perde a sua função. E ao meu ver essa é a grande arte de trabalhar com mesa posta no Brasil: poder inserir nossas cores, nossa alegria e nosso artesanato como ninguém para alcançar decorações únicas e cheias de personalidade e estilo.

*

Dica #2 – Não colocar nada na table decor que vá atrapalhar ou confundir as pessoas

*

Receber Bem e Etiqueta à Mesa

*

Se a Table Decor é uma ferramenta e tanto para expressar livremente a sua identidade e criatividade, disso não temos mais dúvidas, mas será que podemos fazer tudo mesmo? Podemos, mas desde que não ultrapasse certas barreiras que impeçam a recepção de fluir com harmonia e alegria entre todos!

*

Essa reflexão traz um outro conceito que eu falo muito nas minhas aulas: o propósito da reunião entre a família, os amigos ou os colegas de trabalho sempre vai ser de criar conexões bacanas, conversas leves e bons acordos de negócios, se for o caso. Ou seja, a Table Decor deve ser um plus nessa história, encantando a todos e tornando a reunião mais agradável, e jamais atrapalhar quem está servindo, atrapalhar os convidados ou o anfitrião. Ok?

*

Dica #3 – Respeitar as regras de etiqueta é fundamental

*

Receber Bem e Etiqueta à Mesa

*

Quem comanda o barco é e sempre foi a Etiqueta à Mesa. Como decoradoras profissionais de mesa ou mais ainda, como Personal Welcome, temos que ter todas as ferramentas à mão para fazer um trabalho coerente e de muita qualidade. Quem nos dá essa possibilidade é a Etiqueta.

*

Sem os códigos de etiqueta a meseira não tem um parâmetro para poder decorar, não conhece os limites e onde encaixar cada peça, inclusive também não consegue se utilizar das regras para tornar a decoração mais fluida e encantadora, porque isso também é um diferencial no trabalho que realizamos, principalmente em ocasiões informais.

*

Todos os conceitos da Etiqueta à Mesa existem por um motivo que vai muito além da regra em si. Eles basicamente existem dentro de uma lógica e foram muito bem pensados para facilitar a vida de todos. Então é muito importante entender esses conceitos para poder ser livre de verdade na Table Decor, sem cometer gafes na decoração. Entender isso com certeza aumentará e muito sua credibilidade no mercado!

*

Gostaram? Nos meus cursos eu ensino todos esses conceitos de forma ainda mais aprofundada e rica para tornar você a profissional que deseja ser. Se ficou interessada, conheça a agenda do mês de julho clicando aqui.

*

Um beijo e até a próxima!

*

Patricia

*

Nossos créditos: Fotos e Produção de Mesa – Patricia Junqueira


Itens Relacionados

28 de janeiro de 2014
Nossas dicas para o Dia das Mães!

Conte para a gente, quantas vezes você já ouviu da sua mãe “Coloque a mesa que o almoço será servido!!!!” Ehhhh, … Continue lendo Nossas dicas para o Dia das Mães!

28 de janeiro de 2014
Dia das Mães – Em tons de bege

Sua mãe é classica? Formal? Que tal uma decoração chique e sóbrea para esbanjar bom gosto? Preparamos especialmente para você essa … Continue lendo Dia das Mães – Em tons de bege

28 de janeiro de 2014
Dourado para o Dia das Mães

Almoço de Dia das Mães inspira elegância, carinho, riqueza de detalhes e pratos deliciosos! Afinal de contas, é assim que nós … Continue lendo Dourado para o Dia das Mães