9 de novembro de 2014

Chá das Cinco

cha-das-cinco-1

Tem coisa mais elegante que o chá das cinco?
Tradicionalmente inglês, o chá das cinco começou no século 19 e tornou-se famoso quando a rainha Victoria e suas damas de companhia incorporaram o hábito, tornando-o um evento social!

E mais elegante que o chá, são as lindas xícaras que enfeitam a mesa com beleza e delicadeza!

Minha avó, que acaba de completar 90 anos, as adora e faz coleção delas. Sempre que viajo a algum país diferente meu pai diz “traga uma xícara de porcelana para sua avó!”. Confesso que no início não entendia o sentido desse pedido, e buscar uma porcelana rara no meio de tantos passeios turísticos ou reuniões de trabalho nem sempre era possível. Hoje sou completamente apaixonada por essas pequenas relíquias e entendi o pedido do meu pai!

Foi o que me inspirou a fazer esse Post e buscar referência de xícaras do mundo todo e de como usá-las num autêntico Chá Inglês!!

cha-das-cinco-2

cha-das-cinco-3

Na Inglaterra, o chá é levado tão a sério que há profissionais especializados no assunto, são os Sommeliers do Chá, profissional que sabe distinguir os diferentes aromas e qual o ponto certo de cada tipo de chá!

Belas, coloridas, floridas, lisas, com toques dourados… há uma infinidade de xícaras e bules que encantam nossos olhos!

cha-das-cinco-4

No entanto, as porcelana mais famosas são as francesas! Isso porque a Inglaterra não teve apoio da alta nobreza, nem da Casa Real, e sua fabricação ficou por conta dos industriais empreendedores. A porcelana inglesa mais mítica é a Chelsea, porém fundada em 1743 por dois franceses, com produtos destinados à aristocracia!

Na França, marcas como a Royal-Limoges fabricam verdadeiras obras-de-arte, que são usadas inclusive como peças de decoração em hotéis de luxo, por sua notável raridade, além de claro, usá-las à mesa para servir o chá!

Foi em Limoges, em 1760, que se descobriu a primeira jazida de caulim, principal matéria prima para produzir a porcelana autêntica. Uma década depois Luis XV deixou de trazer suas porcelanas da China, que não raro chegavam quebradas, adquiriu uma jazida de Limoges e passou a ter o previlégio de produzir a porcelana branca, de altíssima qualidade!

A porcelana logo se tornou artigo indispensável das artes da mesa francesa!

Outras marcas francesas também luxuosas e famosas são a Haviland e a Bernardaud.

cha-das-cinco-5

cha-das-cinco-6

Ao receber, há como coordená-las montando uma mesa com todas iguais, todas diferentes, ou mesmo no mesmo modelo, mas de cores diferentes! Dá para ousar e brincar quando falamos dessas peças tão graciosas!

Itens de coleção, certamente ficam lindas como enfeites na cozinha ou na sala de jantar!

cha-das-cinco-7

Além das porcelanas francesas há também as Japonesas Noritake, as Dinamarquesas Royal Copenhagen e as Portuguesas Vista Alegre, seguidas das Alemãs, Italianas e Chinesas, que, com suas características próprias, dão um banho de luxo à mesa!

cha-das-cinco-8

cha-das-cinco-9

Na Inglaterra, tão tradicional quanto o chá das cinco, são os acompanhamentos que não podem faltar!

O scone é sem dúvida o mais pedido, seja o tradicional ou com passas. Mas há também os sanduichinhos recheados de presunto com mostarda inglesa, Salmão com cream cheese, e as famosas bolachinhas!

Para os ingleses, o correto – ou mais tradicional – é tomar o chá com leite, o que pode nos parecer estranho por aqui!

cha-das-cinco-10

cha-das-cinco-11

cha-das-cinco-12

É claro que os macarons franceses também caem super bem ao servir o chá das cinco. E se quiser ousar, pode servir até nossos brasileiríssimos pães de queijo!

Escolha uma linda toalha de mesa, daquelas bordadas e requintadas se a porcelana for clássica, ou moderna se for mais contemporânea!

Use flores para decorar a mesa e você terá um charmoso chá das cinco!

cha-das-cinco-13

cha-das-cinco-14

cha-das-cinco-15

As boleiras e porta-doces são tão importantes quanto as xícaras quando falamos de composição da mesa de chá! Trazem um ar romântico e sofisticado, além de servir doces e salgados com requinte e praticidade!

Assim como as porcelanas, os talheres e guardanapos também merecem atenção especial, e devem compor com o estilo a ser usado.

Um guardanapo bordado ou uma colher trabalhada em prata, faz toda a diferença!

cha-das-cinco-16

cha-das-cinco-17

cha-das-cinco-18

cha-das-cinco-19

Agora que você já se animou, que tal Receber em Casa para um autêntico Chá das Cinco??

Nossos Créditos:
Imagens: Pinterest | Fonte: Arte, livros e velharias e site oficial da França