22 de julho de 2019

3 coisas que aprendi sendo decoradora de festas

Decoração de Festas é uma das áreas que mais me dá prazer de atuar no mercado! Isso porque diferente de quando atuo como Personal Welcome em eventos mais pontuais e formais, como decoradora de festas eu tenho muito mais liberdade para criar e me divertir! Então hoje vim trazer três coisas que aprendi trabalhando nessa área. Vem comigo?

*

O mercado de festas e eventos é ainda mais vasto do que parece!

*

*

Quando comecei a trabalhar com eventos, na época meu público alvo era corporativo, bem diferente do público para o qual trabalho atualmente. Hoje atendo muito mais festas familiares e  amigos próximos que vem por indicação ou que já conhecem e se identificam com o meu trabalho, mas lá no início eu não tinha essa noção do mercado, e fui mudando a minha direção ao longo do caminho.

*

Todo esse percurso que tracei me fez aprender muito mais, mas se alguém tivesse me falado essas coisas logo que comecei, eu teria tomado outras decisões. É claro que não me arrependo, a experiência me fez crescer muito, mas estou dizendo isso principalmente para quem tem intersse em trabalhar nessa área e ainda  não sabe qual caminho seguir.

*

O mercado é muito vasto e existem muitas possibilidades. Por isso experimente o máximo que puder, e não faça altos investimentos até encontrar qual caminho vai seguir. Os inícios sempre trazem muitas lições, então aproveite-as e dê tempo ao tempo!

*

Quem são os grandes players do mercado?

*

*

No início da minha carreira eu aprendi muito estudando grandes empresas que trabalham com decoração de festas e eventos, e assim fui refinando minhas escolhas e direcionamentos. Assim, entendendo como o mercado é vasto e conhecendo os meus possíveis concorrentes do futuro, eu fui entendendo tudo o que eu poderia fazer e mais, tudo o que eu realmente tinha interesse em investir, então comecei a me perguntar:

*

Eu quero ter um acervo de itens para festas e além disso vender a decoração? Eu quero ter uma empresa que além de verder a decoração, também aluga o espaço para eventos? Eu quero ter  contato direto com os fornecedores e só vender a minha ideia de decoração e ter uma equipe para me ajudar? Eu vou trabalhar sozinha na decoração e ter o apoio somente dos fornecedores?

*

*

Saber essas respostas pode ajudar você a economizar muita energia em investimentos que não tem a ver com o que realmente deseja entregar trabalhando nesse mercado!

*

O único investimento sem risco é investir em conhecimento!

*

*

Sabiam que na época em que comecei a trabalhar com festas e eventos corporativos (20 anos atrás) não existiam muitos cursos, faculdades ou especializações na área? Aliás, uma grande constatação do crescimento desse mercado é o surgimento de cursos que dão muita estrutura para o seu desenvolvimento como decorador, e isso faz toda diferença.

*

No meu curso de Decoração de Festas para Iniciantes, por exemplo, eu ensino meus alunos a serem mais assertivos para ganhar dinheiro com a profissão ( foi também uma dificuldade quando comecei), desde a concepção da festa até o orçamento e toda decoração de mesa!

*

Afinal, nessa caminhada também aprendi que não podemos esquecer nem de ganhar dinheiro e nem de que estamos lá para surpreender, encantar, criar festas lindas e levar alegria para os lugares, e então com o tempo os ganhos materiais se tornam consequência de um trabalho realizado com muito amor!!!!

*

Espero que tenham aproveitado as minhas dicas, histórias e lições de vida! E se quiserem conhecer o curso de Decoração de Festas para Iniciantes, clique aqui! Vou adorar ter você comigo 🙂

*

Um beijo e até a próxima,

*

Patricia

*

Nossos créditos: Fotos Josi Giordano e Produção de mesa Patricia Junqueira 


Itens Relacionados

28 de janeiro de 2014
Nossas dicas para o Dia das Mães!

Conte para a gente, quantas vezes você já ouviu da sua mãe “Coloque a mesa que o almoço será servido!!!!” Ehhhh, … Continue lendo Nossas dicas para o Dia das Mães!

28 de janeiro de 2014
Dia das Mães – Em tons de bege

Sua mãe é classica? Formal? Que tal uma decoração chique e sóbrea para esbanjar bom gosto? Preparamos especialmente para você essa … Continue lendo Dia das Mães – Em tons de bege

28 de janeiro de 2014
Dourado para o Dia das Mães

Almoço de Dia das Mães inspira elegância, carinho, riqueza de detalhes e pratos deliciosos! Afinal de contas, é assim que nós … Continue lendo Dourado para o Dia das Mães