3 de março de 2016

12 Passos para Receber Bem

Que tal aproveitar a semana para reunir amigos e família em casa? Sim, nada de bar e restaurante – que eu adoro, mas nesse caso é pouco pessoal. Abrir a casa para um almoço é uma delicia e cria laços com as pessoas. Já pensou então em programar uma recepção com aquela turma da academia, do inglês, do pilates, do escritório ou daquele curso que você fez e nunca mais viu ninguém? Sem motivo mesmo, só para estar com as pessoas e dar boas risadas. Já é um ótimo motivo, não?? E de quebra você irá criar e fortalecer boas amizades!
E preparar tudo então? Vira diversão e esse é o verdadeiro prazer em receber!
Então, preparei uma mesa linda para dar dicas e mostrar para vocês o passo a passo de como decorar uma mesa para receber seus convidados num almoço delicioso!IMG_1755
Você vai precisar de pouca coisa, procure utilizar tudo que você tem – descobrirá peças que talvez nunca tenha usado – e o que você não tiver e realmente for necessário você pode alugar ou comprar, se achar que irá usar com frequência. IMG_1757 IMG_1760
Passo 1: Defina o grupo que irá convidar e de acordo com o perfil das pessoas monte o cardápio, as cores e a louça que irá usar. Faça o convite com 1 semana ou 10 dias de antecedência
Passo 2: Se realmente você convidar para um almoço, como é a minha sugestão aqui, pode ser um cardápio simples e leve como o abaixo. E lembre-se, você não precisa fazer tudo. Pode encomendar ou se as pessoas oferecerem ou vocês combinarem, pode sim cada um trazer um prato, isso vai depender do grau de intimidade que tem com as pessoas, caso seja uma primeira reunião.
– 2 Entradas (pode ser queijos, amêndoas defumadas, mini brusquetas, carpaccio, etc)
– Salada (de folhas, caprese ou de grãos)
– Massa recheada (preferencialmente de queijo que agrada a todos)
– Carne ou peixe
– Arroz ou risoto para acompanhar
– Sobremesa (sempre tem que ter um chocolate, que no fundo todos esperam, e uma fruta para os que estão de dieta)
Lembre sempre de ver se alguém tem alguma restrição alimentar, como alergia, diabetes, dietas, etc…
IMG_1764
Passo 3: Com a louça definida é hora de colocar a mão na massa! Vamos montar a mesa? Que delícia!
Comece escolhendo o prato que irá usar, ele dará o tom do resto. Aqui escolhemos um jogo de prato branco e azul, e para acompanhar o sousplat de laca fendi que é neutro, e os talheres dourados para dar um ar de requinte.
O trilho de mesa em tons azul e branco faz a composição perfeita com os pratos, acompanhado da taça azul.
Cachepots, castiçais e donzelas em vidro, para dar leveza à mesa. Lembrando que velas são utilizadas somente a noite ou ao cair da tarde.
Passo 4: Guardanapos e porta-guardanapos, como escolher? Eles precisam compor com a louça escolhida e dar o tom da recepção. Aqui escolhi uma peça neutra e informal, com um guardanapo de linho branco com bordado reschilieu, que é super elegante.
Passo 5: Vai deixar algum mimo na mesa para os convidados? Aqui escolhi o finger de vidro trabalhado com um delicioso mini coquetel.
IMG_1767 IMG_1768
Passo 6: Flores não podem faltar. Você pode escolher a cor e o tipo de flor, fazer o arranjo ou encomendar para que entreguem no dia – que eu recomendo pela facilidade. Só evite à mesa flores com aroma, pois eles se misturam com o da comida.
Nossa mesa ganhou os lindos arranjos do André Pedrotti, em tons de lilás bem forte, para contrastar com a leveza do fendi, azul e branco. Orquídeas que eu amo, em alturas diferentes que preenchem o espaço da mesa e dão elegância total à decoração.
Passo 7: Lembre que os cachepots também são importantes nas flores!! Nada de colocá-las direto na caixa que veio da floricultura. Você pode escolher os de vidro, prata, cerâmica… como preferir!IMG_1772 IMG_1773  IMG_1783 IMG_1787Passo 8: Deixe uma estação de bebidas. Pode ser uma champanheira, um aparador ou uma sequeira, que fique a disposição do convidado. Água tem que estar sempre acessível às pessoas.
Nessa ocasião recomendo servir água, refrigerante, suco e um espumante. Se houver uma preferencia unânime por outra bebida como cerveja ou vinho, siga em frente!
Passo 9: Defina se irá servir à francesa ou em buffet onde as pessoas se servem. Não tem certo nem errado, basta saber como as pessoas irão se sentir melhor, e como será mais prático para você. IMG_1789 IMG_1800  IMG_1808
Passo 10: Lembre-se dos outros ambientes da casa. O correto é você usar a mesa flor da mesa em todos os outros ambientes da casa, mas aqui preferimos quebrar essa regra de etiqueta e perfumar a casa com os deliciosos lírios. Para não brigar com a decoração, foi escolhido o mesmo tom das orquídeas, deixando tudo harmonioso . E quebrar a regra nessas horas vale a pena, afinal de contas, uma casa perfumada é um deliciosa forma de dar boas vindas para quem chega! IMG_1823
Passo 11: E o lavabo ganhou sabonete líquido, aromatizador e difusor de ambiente, numa linda bandeja de prata com um arranjo floral, no mesmo tom das demais flores. Tudo para agradar ao máximo cada convidado!
Passo 12: Deixe tudo arrumado com uma ou duas horas de antecedência, e vá se arrumar e descansar! Afinal de contas, você será a grande anfitriã.

Viu como é fácil? Agora é só dar o primeiro passo, fazer o convite e decorar a mesa. Tudo de uma forma deliciosa, divertida e muito charmosa, afinal de contas, receber é mais que uma arte, é um prazer!

E lembre-se, se precisar de uma ajudinha na sua recepção ou aprender mais, pode contar comigo!

Gostou desse Post? Cadastre-se no Blog, comente e compartilhe!
Adoro saber sua opinião!

Nossos Créditos:
Composição e Decoração: Patrícia Junqueira | Fotos: Patricia Junqueira | Peças: Acervo pessoal e Mesa Brasil | Arranjos Florais: André Pedrotti Flores | Menu: Monica Dajcz Gastronomia


Itens Relacionados

28 de janeiro de 2014
Nossas dicas para o Dia das Mães!

Conte para a gente, quantas vezes você já ouviu da sua mãe “Coloque a mesa que o almoço será servido!!!!” Ehhhh, … Continue lendo Nossas dicas para o Dia das Mães!

28 de janeiro de 2014
Dia das Mães – Em tons de bege

Sua mãe é classica? Formal? Que tal uma decoração chique e sóbrea para esbanjar bom gosto? Preparamos especialmente para você essa … Continue lendo Dia das Mães – Em tons de bege

28 de janeiro de 2014
Dourado para o Dia das Mães

Almoço de Dia das Mães inspira elegância, carinho, riqueza de detalhes e pratos deliciosos! Afinal de contas, é assim que nós … Continue lendo Dourado para o Dia das Mães