22 de maio de 2015

Tudo Organizado – Pratas & Cristais

Olá leitora!

Espero que tenha gostado dos nossos Posts sobre como organizar sua Roupa de Mesa e Louças, e que tenha se inspirado para deixar tudo arrumadinho aí na sua casa nesse começo de ano!

Agora vamos falar – eu e a personal organizer Marina Arruda que me acompanha aqui em casa – sobre como organizar sua Prata e Cristais.

Vamos lá?
IMG_6573A prataria, quando mais é usada, menos oxida, ficando com aquelas manchas escuras. Assim sendo, evite deixá-las muito tempo sem uso pois assim as peças terão de ser menos vezes polidas (a não ser as peças mais pesadas e específicas como baixelas e rechauds, usadas somente em ocasiões especiais).

Nunca coloque peças de prata na máquina de lavar, e também não as lave junto de outros elementos na mesma pia (quanto mais limpa e livre a pia, melhor). Use água morna e detergente neutro, além de bucha macia (não use a parte áspera, a prata é delicada e risca facilmente). Nunca as guarde molhadas, isso também gera manchas de oxidação.IMG_6567Use pano macio de algodão para secar ou polir, que não solte pêlos. E se quiser usar luva para lavar ou polir a prata, use luva do tipo “cirúrgica”, não a de borracha comum (mesmo assim, hidrate suas mãos antes e depois, em especial se for usar algum produto específico para limpeza de prata).

Quanto mais pura a prata, ou seja, quanto menos leva outros elementos em sua composição, mais fácil é poli-la, deixá-la brilhando. Use produtos específicos para fazer a limpeza e polimento, sendo que o mais comum é o Silvo, vendido em supermercados. Ele é mais eficaz quando aplicado em superfícies lisas, mas dedicando um tempo e atenção neste trabalho você pode obter um resultado bom mesmo nas áreas mais detalhadas das peças.IMG_6541 IMG_6554A forma correta de guardar a prataria seria enrolando-as em plástico filme, comprado em supermercados, sem deixar nenhum pedacinho descoberto (qualquer vãozinho sem o plástico filme dará origem a uma mancha bem naquele ponto).

Caso tais peças possam, ainda, serem guardadas em sacos de feltro ou veludo depois de embrulhadas, muito melhor. Isso intensifica a proteção contra manchas e o atrito entre peças, que pode ainda riscar as mesmas.IMG_6578
Outros produtos seriam Plinox, Monzi e Pasta Christofle, sendo estes mais difíceis de termos acesso (o último é destinado para as peças da marca Christofle, e nem é encontrado para venda no Brasil). Cada um exige uma forma de aplicação distinta, é preciso seguir as orientações contidas nos mesmos.IMG_6581Use flanela ou algodão, ou as esponjas específicas já vendidas junto de alguns destes produtos. Como está aplicando um produto voltado para esta finalidade, deixe-o agir, ou seja, não faça força em demasia, movimentos circulares ou intensos demais, ou poderá marcar a peça. E evite apelar para receitas caseiras que usem produtos como pasta de dente, bicarbonato de sódio, limpa-forno… Isso pode danificar suas queridas peças, marcá-las para sempre! Melhor não arriscar.

Depois que notar que as manchas sumiram, lave em água corrente e seque com um pano macio. Limpas e polidas, para guardá-las evite usar sacos plásticos (especialmente fechá-los), o oxigênio ali armazenado gera oxidação.IMG_6584 IMG_6586Para quem tem prazer em receber algumas peças de prata são indispensáveis!

Eu recomendo que você comece seu acervo com bandejas, tanto de lavabo como para servir, cachepots, uma jarra e um balde de gelo. Depois você pode partir para uma baixela, rechaud, castiçais e um bonito faqueiro.

É claro que herdar peças de prata é muito bacana, pois contam a história da família, mas se você não as tem, não há problema algum – e hoje em dia cada vez menos pessoas herdam esse tipo de enxoval. Monte você mesma seu acervo, como eu Patricia Junqueira fiz e continuo fazendo, comprando peças que encontro em viagens, em um passeio, passando em lojas que me encantam e até na internet… e assim construo constantemente o meu acervo, com a minha história de vida! Tem coisa mais legal? IMG_6587 IMG_6590IMG_6594 IMG_6598 IMG_6601 IMG_6609
E junto com a prata vem todo o charme do cristal!
Que também são indispensáveis para um acervo de uma anfitriã.

Visitamos o apartamento da Design de Interiores Daniela Ferreira, que ama receber e montou em um dos cômodos um louceiro de arrasar! IMG_6913 IMG_6916
Taças e copos, especialmente se de cristal, exigem cuidados especiais, tanto com relação à limpeza e manutenção, quanto ao armazenamento. São frágeis e devem estar impecáveis quando requisitados.

Primeiramente, para serem bem acomodados nos armários, devem ser separados por tipo, e alinhados em fileira até o fundo do armário, filas de peças iguais. Nunca as mais altas atrás e as mais baixas na frente, pois isso dificulta o acesso ao modelo que se quer, e aumenta o risco de acidentes quando iremos retirá-los.

Por serem delicados, não os deixe de boca para baixo caso sejam muito finos (os mais grossos tudo bem, assim evitamos o acumulo de poeira,sendo que muitas vezes ficam por bastante tempo estocados). Deixe um espaço entre eles (largura de um dedo), para que não se choquem eventualmente.
IMG_6917 IMG_6918
Use suportes para taças caso queira aproveitar prateleiras altas, pois com isso elas ficam penduradas e o espaço abaixo ainda pode ser usado para objetos mais baixos, como tacinhas de licor, copos para whisky. Existem muitos modelos diferentes, com formas de fixação também variadas.
IMG_6919
Mas antes de guardá-los é preciso higienizá-los da forma adequada. Não se aconselha lavar taças e copos especialmente de cristal em máquina de lavar louças, pois a movimentação intensa pode danificar os mesmos, além das alterações de temperatura sofridas durante a lavagem. Melhor lavar a mão, com cautela e carinho… Peças trincadas, lascadas, manchadas ou embaçadas na mesa, não né?

O ideal é água morna, detergente neutro e bucha macia (não usar a parte abrasiva, áspera, pois pode arranhar e deixar as peças sem brilho). Quando não a própria mão ao invés da bucha, se a peça estiver somente suja de bebida. E vale destacar que devemos tirar todo o excesso de sabão com bastante água antes de secarmos, pois resíduos interferem no sabor das bebidas quando colocadas nestas, dizem especialistas.IMG_6922 IMG_6924
Tire excessos de batom antes com um guardanapo que pode ser de papel, só para não espalhar por toda a superfície quando for esfregá-la com a bucha. E esfregue com calma, afinal não existe uma sujeita tão enorme ali que necessite de “força” para ser arrancada. Só possíveis marcas de batom, um pouquinho de gordura nas bordas ou onde pegamos com a mão (neste caso, pode ainda usar álcool ou mesmo água com vinagre branco para tirar o excesso de gordura, se achar necessário).IMG_6928 copy IMG_6934 IMG_6936 IMG_6942
Deixe secar voltados para baixo sobre um escorredor de louça, e depois complete passando uma toalhinha de linho ou flanela que não solte pêlo antes de guardá-los. Ou então deixe-os de boca para baixo numa toalha e depois vire-os para cima para tomarem um ventinho e terminarem de secar por completo, especialmente se forem muitos e não couberem no escorredor. E para deixar a taça ou copo brilhando novamente quando for usar, passe esta mesma flanela com um pouco de álcool antes de levar à mesa.

Caso sejam taças ou copos muito rebuscados, você pode usar uma escovinha delicada para ajudar na limpeza, e depois ainda usar um secador de cabelos na temperatura fria para secar as reentrâncias da peça. Que zelo, hein?IMG_6944 copy IMG_6945 IMG_6947IMG_6951
Guardanapos e porta guardanapos também merecem um cuidado todo especial na hora de serem armazenados!IMG_6957
Perfeito para quem tem o prazer de receber bem, esse louceiro é o “closed dos sonhos” de qualquer anfitriã, além de criar um ambiente lindo na sala de estar!
IMG_6960
Agora, com tudo organizado e um acervo lindo para montar mesas, é só arrumar um bom motivo para receber amigos e compartilhar felicidade com quem amamos!IMG_9186Dicas: 

1. Não saia comprando tudo enlouquecidamente, deixe espaço para as comprinhas em viagens ou fins de semana. Tem coisa mais gostosa do que receber amigo com peças que você trouxe de viagem? Além de originais, cheias de histórias??

Meu acervo eu fiz – e continuo fazendo – no dia a dia, conforme vou encontrando peças que façam sentido para mim!

2. Compre peças que componham com as que você já tem para que sua decoração fique adequado. Caso contrário você vai chegar em casa com uma peça linda, que não combina com nada do que você tem e não conseguirá usá-la.

3. Comece com as peças básicas, que você irá usar mais. Principalmente se você acabou de casar ou está começando agora a montar seu enxoval. Depois de ter o básico vá para peças chave: prata, cristal, linho, etc… Essas são peças mais caras e mais finas, mas que ficarão para a vida toda (talvez até por gerações) e que quem gosta de receber ama ter!

Espero que tenham gostado dessa organização toda e se inspirem para ter um Enxoval de arrasar e tudo arrumadinho para o prazer de Receber Bem!

E se você precisar de uma ajudinha profissional, é só chamar a Marina!

Gostou? Cadastre-se no Blog, comente e compartilhe esse Post!

Adoro saber sua opinião!

Nossos Créditos:

Texto: Patrícia Junqueira e Marina Arruda| Fotos: Patricia Junqueira | Peças: Acervo familiar | Organização: Marina Arruda, personal Organizer – marinasilveiraarruda@gmail.com – http://www.marinaarruda.com.br


Itens Relacionados

28 de janeiro de 2014
Nossas dicas para o Dia das Mães!

Conte para a gente, quantas vezes você já ouviu da sua mãe “Coloque a mesa que o almoço será servido!!!!” Ehhhh, … Continue lendo Nossas dicas para o Dia das Mães!

28 de janeiro de 2014
Dia das Mães – Em tons de bege

Sua mãe é classica? Formal? Que tal uma decoração chique e sóbrea para esbanjar bom gosto? Preparamos especialmente para você essa … Continue lendo Dia das Mães – Em tons de bege

28 de janeiro de 2014
Dourado para o Dia das Mães

Almoço de Dia das Mães inspira elegância, carinho, riqueza de detalhes e pratos deliciosos! Afinal de contas, é assim que nós … Continue lendo Dourado para o Dia das Mães