12 de julho de 2017

Por que os bebês tem sono irregular e como manter sua vida social

Estamos de volta com mais dicas para te ajudar com o sono irregular do seu bebê e também a receber em casa com bebês e crianças e manter sua vida social prazerosa.

 

 

Em parceria com a especialista em sono infantil e consultora materna da SOS Mamis Talita Delfino e a fotógrafa especializada em família Leticia Umbelino vamos falar sobre a Melatonina e como isso influencia em uma vida saudável para você e seu filho. 

Espero que gostem. Vamos lá? 

Melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo corpo humano (por uma pequena glândula que se chama pineal) e uma de suas funções básicas é a indução ao sono.

 

 

 

Arthur-3

 

 

 

Até os 4 meses a produção desse hormônio é irregular e isso explica o porquê dos bebês não terem o sono tão organizado. Alguns trocam o dia pela noite, outros dormem picado. Por esse motivo temos que ter paciência e ensinar nossos bebês a dormirem.

 

 

 

 
Na adolescência ocorre o ápice da produção da melatonina regulada, a qual vai mudando depois dos trinta ou quarenta anos, chegando à terceira idade num nível mais baixo. Isso explica o porquê dos idosos apresentarem mais dificuldade para dormir.

 

 

 

Arthur-2

 

 

Vamos então dar algumas orientações importantes para seu bebê ter um sono regular nessa fase e você conseguir manter sua vida social e receber amigos e família em casa:

 

 

Arthur-4

 

 

 

 

 

 

1) tenha sempre um horário para colocá-lo na cama. A rotina é importante e nessa hora o clima da casa deve estar mais calmo e as luzes mais amenas.

 

 

 

Nesse caso prefira não receber em casa nos horários das sonecas ou se for inevitável peça licença para as visitas e leve-o para o quarto de porta fechada até que durma, sem interferência das visitas.

 

 

Arthur-5

 

 

2) a calma dos pais também influencia. Na hora do ritual noturno, mantenha tranquilidade e paciência até o bebê adormecer, o que pode demorar até uma hora.

 

 

 

Programe-se para terminar suas tarefas uma hora depois, assim você não fica ansiosa e não passa isso para o bebê na hora de dormir – acredite, ele irá sentir e ficará agitado – e se você tiver visitas já organize tudo para se ausentar por 1 hora sem culpa de achar de que tem que estar na sala. As pessoas vão entender.

 

 

 

Arthur-1

 

 

 

 

 

 

3) um banho quentinho é bem relaxante e ajuda na preparação de uma boa noite de sono.

 

 

 

Arthur-6

 

 

 

Espero que tenha gostado desse Post e que ele a ajude a ter uma vida social deliciosa e agradável.

Se você ainda tiver dúvidas a SOS Mamis terá o prazer em ajudá-la!

Deixe aqui seu comentário, vamos adorar saber o que achou dessa nova coluna e quais suas dúvidas para escrevermos Posts que possam ajudar você.

 

 

 

Agradecemos também as mamães e papais que gentilmente nos cederam os direitos de usar suas fotos em nossos Posts.