29 de setembro de 2017

Devemos ou não convidar crianças para a recepção?

 

Esse é um assunto bem polêmico, vejo vários posts e matérias sobre esse assunto e todos com opiniões muito divergente.

 

 

 

Então hoje vou falar aqui da minha sincera opinião sobre esse assunto e como me posiciono quando minhas alunas me perguntam sobre isso: sim, as recepções devem sempre estar abertas a crianças.

 

 

E te explico porque:

 

 

 

IMG_7931

 

 

 

 

O princípio do Receber Bem é receber bem (rsssssss) e isso significa que o seu convidado deve se sentir feliz e confortável desde a hora em que recebe o convite até a hora em que chega em casa.

 

 

 

E estar com os seus filhos e saber que ele é bem recebido é fator decisório para a sua recepção ser um sucesso.

 

 

 

 

 

IMG_4678

 

 

 

 

 

Afinal de contas o mal estar de saber que seu filho não é bem vindo já faz seu convidado cogitar não ir na sua casa ou festa, e pode até virar um transtorno para ele definir com quem deixar a criança e como fazer toda a logística, caso escolha ir sem as crianças. Além de ser pouco simpático fazer essa exclusão na hora de convidar, seja para qual for a ocasião, ainda que seja um chá da tarde na sua casa.

 

 

 

Muitas pessoas não tem babá, a mãe mora longe, a sogra tem compromisso e não pode ficar com a criança…. enfim….. sua recepção passa a ser um problema na vida dela, ao invés de um programa prazeroso.

 

 

 

Por isso, definitivamente, se você está convidando uma pessoa que tem filhos é porque você gosta dela, e ainda que você não tenha filhos, é de bom tom que o convite seja para a família toda. Seja qual for a ocasião.

 

 

 

IMG_7877

 

 

 

Quando tive meu filho fizemos inúmeras viagens, fomos a festas…. e sempre fiquei muito feliz em não só poder levá-lo conosco como também ser bem recebida.

 

 

 

A partir daquele momento tinhamos mais um membro da família e não faz mais sentido sairmos sem ele.

 

 

 

IMG_8019

 

 

 

 

Em ocasiões muito formais ou que a convidada precisará conversar sobre negócios, fazer uma homenagem, ou algo do gênero que demande sua total atenção, recomendo que a mesma leve uma acompanhante para ficar com a criança nesses momentos, e isso deve ser avisado no convite.

 

 

 

Se for um casamento onde ela é simplesmente a convidada – e não uma das madrinhas por exemplo – fica a critério dela levar uma babá ou não. Ainda que a festa comece e termine tarde é de bom tom deixar essa decisão para os convidados, nunca para a anfitriã.

 

 

 

Muitas crianças gostam de ver a noiva entrar, por exemplo, se divertem na pista de dança e os pais felizes se divertem junto, tendo assim uma noite muito agradável e excelentes recordações da sua festa.

 

 

 

IMG_2099

 

 

E do lado da anfitriã, ela deve preparar tudo para receber os pequeninos com muito carinho, de forma que eles fiquem atendidos e não dêem trabalho para os pais e demais convidados.

 

 

Seguem algumas dicas:

 

 

  • Arrume um cantinho para eles, pode ser um quarto, uma sala de TV ou qualquer outro espaço que eles fiquem com liberdade e não atrapalhem os adultos

 

 

  • Prepare comidinhas gostosas: milho cozido, gelatina, pipoca e pirulito

 

 

  • Tenha sempre uma caixa de brinquedos, tudo que é novidade deixa as crianças entretidas

 

 

  • Coloque desenhos e filmes disney, elas adoram

 

 

  • Tenha sempre um espaço para a mamãe trocar e amamentar o bebê com privacidade se necessário

 

 

  • Se houver muito bebê pense aonde estacionar os carrinhos, sem atrapalhar a circulação

 

 

 

 

IMG_1684

 

 

 

 

Com essas dicas tenho certeza que não só a sua recepção será um sucesso, como você será muito elogiada pelas suas convidadas, por toda atenção que você deu a elas.

 

 

 

Unknown18

 

 

 

 

Lembre-se, respeitar e cuidar das crianças é respeitar o seu convidado. E um dia você também já foi criança!

 

 

Espero que esse post ajude você na sua decisão de chamar ou não seus convidados com filhos e torne a sua recepção ainda mais alegre!

 

 

E se quiser saber sobre nossos cursos de receber e etiqueta clique aqui. Será um prazer ajudá-la a ser uma pessoa ainda mais elegante e com relacionamentos ainda mais sólidos.