17 de janeiro de 2018

Como trabalhar com o que você gosta?

Muitas pessoas me procuram nos meus cursos porque querem “fazer o que eu faço”… no início isso me causou certa estranheza…. primeiro porque eu me perguntei “o que eu faço?”, depois como todo ser humano de carne e osso eu não me julgava (e ainda não me julgo) uma pessoa fazendo nada de extraordinário… Isso me fez demorar um pouco para entender o que as pessoas realmente queriam e como eu poderia ajudá-las.

*

*

Foi quando eu percebi que na verdade o que essas pessoas querem, alunas, leitoras, pessoas inspiradas pelo belo, pelas lindas decorações e com a alma aberta para um mundo novo, apenas trabalhar com o que gostam e ter prazer com isso.

Bingo!

*

*

Vamos falar um pouco sobre isso então?

*

*

Cursos e Festas por Patricia Juqueira para receber bem e se relacionar de forma verdadeira com pessoas

*

*

Trabalhar com o que gosta tenho certeza que é o sonho da humanidade. Acordar de manhã e fazer algo que lhe dê prazer, e que realmente acredita é a força que traz alegria a vida e que faz as coisas acontecerem.

*

*

Mas não é tão simples assim. Primeiro porque nem todos sabem o que querem fazer e o que lhes dá prazer na vida. Depois porque começar é fácil, mas se manter no caminho e conseguir extrair dele o seu sustento leva um certo tempo.

 

*

*

Mas vamos começar do início:
*

  1. Você não sabe o que quer fazer, mas algo dentro de você já está te empurrando para descobrir: ótimo! Siga seus instintos, sua intuição e seu coração que você vai chegar no caminho

*

*

2. Você já sabe o que quer fazer: ótimo! Mas você saber o porquê quer fazer? Qual seu propósito nisso tudo? O que você vai de fato entregar de valor para as pessoas no final do dia?

*

*

JosiGiordano-042

*

*

Não se assustem! Rsssss…. Eu também comecei sem saber todas essas coisas. Na verdade todos nós nascemos sem sabê-las, ninguém ensina na escola, poucos são os pais que tem essa visão para nos ajudar durante nossa criação, e nossa cultura e educação simplesmente ensina a estudar para ser alguém na vida, pegar seu diploma e trabalhar para ganhar dinheiro.

*

*

Como então descobrir quem queremos ser depois de já ter crescido, trabalhado, se frustrado e na maioria das vezes já estar frustrado e cheio de contas para pagar?

*

*

Nossa, quanto desafio!

*

*

E a jornada está só começando. Eu te garanto!

*

O primeiro passo é sem dúvidas você descobrir o que você quer fazer e porque quer fazer. Ou seja, qual a sua essência? No final das contas: Quem é você?

*
*
Você já se fez essa pergunta?
*

Os filósofos séculos atrás corriam atrás dessa resposta e dessa verdade enlouquecidamente, e hoje em dia nem lembramos que ela existe. Mas esse é o passo para você saber realmente o que é o seu propósito e o que você irá entregar para as pessoas de verdade com a sua empresa, seu trabalho e o que você escolheu para fazer que tanto lhe dá prazer.

*

*

Seu propósito é  a sua contribuição para a sociedade. O que você tem de melhor dentro de você que você pode oferecer para as pessoas?

*

*

Você quer trabalhar com festas? Ok, mas no final das contas, o que você vai entregar além da decoração? Acolher essa mãe que está desesperada com uma criança pequena e não consegue realizar a tão sonhada festa? Unir famílias? Trazer alegria para a casa das pessoas?

*
8

Pode ser o que você quiser, pois não tem certo nem errado, e também não dá para copiar do colega. Pois o seu propósito é o SEU PROPÓSITO. Cada um tem o seu, ainda irmãos gêmeos tem seus propósitos próprios.

*

*

E aqui vai um segredo: não dá para estruturar uma empresa ou um trabalho verdadeiro, fazendo o que gosta sem saber seu propósito.

*

*

Cursos e Festas por Patricia Juqueira para receber bem e se relacionar de forma verdadeira com pessoas

 

*

*
A gente fala bastante disso nos meus cursos, e cada vez vou falar mais.

*

 

Depois, o segundo passo é você se estruturar para se estruturar…. Hum…. o que é isso? Vou explicar melhor.

*

*

Para começar um trabalho novo você precisa de um tempo para se estruturar como profissional, estruturar a sua empresa, estruturar seu negócio em si, com clientes, fornecedores….. Então você precisa se estruturar para poder estruturar isso tudo?

*

(

E essa estrutura vem de duas formas: financeira e interna.

*

*

A financeira é mais fácil, você faz uma previsão e guarda dinheiro. A segunda é um pouco mais demorada e subjetiva. Mas é a chave para tudo dar certo.

*

*

E acredite, nada é rápido. Criar a estrutura interna leva tempo e paciência, e conforme você a constrói seu negócio vai nascendo.

*

*

Cursos e Festas por Patricia Juqueira para receber bem e se relacionar de forma verdadeira com pessoas

*

*

A interna começa por você procurando ajuda. Sim, ninguém faz nada sozinha, eu não fiz e já tenho consciência que dificilmente algum dia vou conseguir fazer.

*

*

A sua estrutura interna requer que você enxergue e lide muito bem com as suas fraquezas, seus medos, ansiedade, arrogância, prepotência, enfim… um monte de coisas que ficam lá dentro, bem guardadinhas e escondidas, pois não é nada legal entrarmos em contato com elas.

*

*

Mas, acreditem… se não formos corajosas para abrirmos a caixa de pandora e tirarmos tudo lá de dentro dificilmente seremos capazes de sermos nós de verdade e entregamos o que temos de melhor como valor da nossa empresa e do nosso produto.

*

*

E como você vai sustentar uma crise, um projeto fracassado, um não do cliente, e tantos outros desafios que vão aparecer no dia a dia da sua empreitada, se você não estiver verdadeiramente forte, dominando seus medos e seus pontos fracos?

*

*

Dificuldades acontecem o tempo todo para o empreendedor (sim, ainda que seu negócio seja caseiro e pequeno você é um empreendedor) e saber vencê-los é a chave do sucesso.

*

*

Eu aprendi isso a duras penas. Sim, porque para mim bastava ter conhecimentos administrativos, eu tenho boas faculdades,  MBAs e experiência em multinacionais incríveis, um excelente networking… e porque ainda assim muitas coisas que eu planejava ou fazia não devam certo?

*

*
Foi quando comecei a busca por mim mesma. Pela minha essência.

*

(

Entender o que estava certo e errado dentro de mim. Quais eram minhas forças e meu medos. Quais as máscaras precisavam cair….

*
*

Fácil? Nem um pouco.

*
*

Cursos e Festas por Patricia Juqueira para receber bem e se relacionar de forma verdadeira com pessoas

*

*

E é por isso que estou aqui contando tudo isso hoje para vocês, para encurtar o caminho que eu passei e ajudá-las a construir sua empresa baseada na sua essência, que para mim é o mais importante de tudo e o que nos move. O que somos de verdade.

*

*

Hoje meu prazer em ensinar é enorme, pois sei que ajudo as pessoas a chegarem aonde eu cheguei e a realizarem seus sonhos e projetos, pois também não cheguei aqui sozinha. São anos de coaching, terapia, terapias alternativas, viagens, cursos, leituras… tudo que me deu suporte para eu me desenvolver e criar a estrutura necessária para eu criar a estrutura da minha empresa.

*

*

Sozinhos não chegamos a lugar algum.

Ou no mínimo demoraremos mais.

Então faço um convite a cada um de vocês que querem trabalhar com o que gostam e que querem se realizar como profissionais: conheçam a si mesmas!

*

*

Cuidem da alma e abram o coração para conhecerem a sua essência e criarem uma empresa que faça sentido para você, mas que contribua com algo verdadeiro para a sociedade. Esse é o primeiro passo para o sucesso!

*

*

Eu sempre acredite que vida profissional e espiritualidade (aqui falo de desenvolvimento pessoal, não de religião) eram coisas separadas. Hoje após quase 5 anos empreendendo entendo que elas andam juntas, uma complemente a outra.

*

*

Temos que nos conhecer e nos desenvolver para sermos capazes de fazer as coisas acontecerem, conquistar clientes e ganhar dinheiro. Na verdade é com todo esse caminho que o dinheiro chega, como um fluxo natural da vida.

 

*

*

E sim, é possível trabalhar com o que gostamos, com o que acreditamos, ganharmos dinheiro e sermos felizes. Basta acreditar e estar disposto a construir cada tijolo de uma vez.

*

*

Muitas pessoas me falam que estão perdidas, as vezes o marido ou a mãe me abordavam… antes eu achava que era a pessoa que não queria sair do lugar ou que estava confusa… hoje eu entendo que ninguém faz nada sozinho. É necessário um apoio até para descobrir o que fazer e chegar na realização.

*

*

Precisamos todos de ajuda de pessoas que consigam nos levar a nossa essência. Fazer todos são capazes, basta saber por onde começar e como seguir.

*

*

 

E o que precisar nessa trajetória, pode contar comigo!

*

*
Conheça nosso Curso de “Como estruturar a sua empresa” Aqui!

*

*

Cursos e Festas por Patricia Juqueira para receber bem e se relacionar de forma verdadeira com pessoas


Itens Relacionados

28 de janeiro de 2014
Nossas dicas para o Dia das Mães!

Conte para a gente, quantas vezes você já ouviu da sua mãe “Coloque a mesa que o almoço será servido!!!!” Ehhhh, … Continue lendo Nossas dicas para o Dia das Mães!

28 de janeiro de 2014
Dia das Mães – Em tons de bege

Sua mãe é classica? Formal? Que tal uma decoração chique e sóbrea para esbanjar bom gosto? Preparamos especialmente para você essa … Continue lendo Dia das Mães – Em tons de bege

28 de janeiro de 2014
Dourado para o Dia das Mães

Almoço de Dia das Mães inspira elegância, carinho, riqueza de detalhes e pratos deliciosos! Afinal de contas, é assim que nós … Continue lendo Dourado para o Dia das Mães