13 de setembro de 2017

Como servir sopas e caldos

Olá!
Faz algum tempo que não apareço aqui, não é?

 

 

Eu mesma já estava com saudades. E para compensar, hoje venho com uma mesa linda e dicas de como servir sopa, para inspirá-los a aproveitar o restinho que ainda falta do inverno.

 

 

 

IMG_9824

 

 

 

Segundo a etiqueta a mesa, a mesa de sopas e caldos deve sempre ser posta de forma que o prato fundo seja acompanhado do prato raso.

 
Assim, se ao servir ou comer cair um pouquinho, evita sujar a toalha ou jogo americano.

 

 

 

 

IMG_9826

 

 

 

E se quiser ousar pode servir também no bowl, como está na nossa foto. Nesse caso usamos o prato de sobremesa ou de entradinha, que é menor e mais adequado ao tamanho do bowl.

 

 

 

Você pode servir da cozinha ou a brasileira, colocando a sopeira na mesa se você tiver uma bem bonita. Vai ficar um charme!

 

 

 

IMG_9825

 

 

Para qualquer ocasião uma mesa bem posta é sempre bem vinda.

 

 

Assim como fazem as meseiras e anfitriãs de todo Brasil, cada detalhe conta na hora de receber.

 

 

 

Afinal de contas, é um momento aonde nos sentamos sem hora para levantar, conversamos, contamos histórias, relembramos fatos, combinamos viagens…. é a mesa que tudo acontece.

 

 

 

IMG_9829

 

 

 

 

 

IMG_9844

 

 

 

Então pense em cada detalhe para arrasar na sua recepção. Mas lembre-se: é sempre a anfitriã que se adequa aos convidados e nunca o contrário.

 

 

 

Segundo a etiqueta a mesa, é importante você entender o perfil dos seus convidados e fazer uma mesa em que eles se sentem confortáveis e a vontade.

 

 

 

Etiqueta é para todos, deve ser aprendida e adaptada a cada realidade. Por isso é tão importante sabermos esses códigos, pois assim sabemos como quebrá-los e como receber nossos convidados com ainda mais atenção.

 

 

E se você ainda tem alguma dúvida sobre taças e copos, aqui vai:

 

 

As taças maiores são sempre as de água, seguidas da vinho tinto e depois vinho branco. Que sao as menores (dê uma olhada na foto acima).

 

 

Se for servir espumante, a taça estará sempre atrás das demais.

 

 

 

JosiGiordano-103a

 

 

A Etiqueta do terceiro milênio é para todos, independente de classe social, idade ou status. Se todos falamos obrigado e por favor, porque não saber códigos de boas maneiras que nos tornarão ainda mais gentis e respeitosos? Já pensou nisso?

 

 

 

Assim, todos se encontram com os mesmos códigos e ficam confortáveis em se relacionar com quem não conhecem ou não tem intimidade.

 

 

 

Caso contrário as pessoas ficarão tão preocupadas em como comer, como se portar e qual taça usar que será quase impossível estabelecer uma conversa ou mesmo criar algum relacionamento mais profundo com quem está lá.

 

 

 

r
Os relacionamentos, em qualquer situação, seja a trabalho, social ou até mesmo na casa da sua melhor amiga com os amigos dela, só é estabelecido quando sabemos todos os mesmos códigos de etiqueta e boas maneiras. Pois só assim estaremos todos confiantes e confortáveis com a situação, abertos a criar novos relacionamentos.

 

 

Então, convido todos vocês a disseminar comigo essa etiqueta do terceiro milênio: a etiqueta para todos!

 

 

 

IMG_9832

 

 

 

Uma mesa linda também faz parte de todo esse acolhimento que a anfitriã quer passar para seus convidados.

 

 

Mostrar a cada um deles, como são especiais.

 

 

 

IMG_9829

 

 

 

 

 

 

 

IMG_9841

 

 

 

 

Arranjos florais não podem faltar, adoro flores e repito isso a cada post. Fico apaixonada por tanta beleza.

 

 

 

 

IMG_9840

 

 

 

 

 

IMG_9846

 

 

 

Se vamos receber, temos que caprichar no porta guardanapo! Escolha um jogo americano ou toalha que você goste muito, o guardanapo de tecido combinando e arrase na recepção.

 

 

 

IMG_9834

 

 

 

 

E assim ficou nossa mesa para servir uma sopa ou caldo como entradinha. Lembrando que como mostra a foto, você pode já deixar o bowl no prato ou trazê-lo da cozinha já com a sopa. Como preferir.

 

 

 

Agora que você já é uma expert, faça uma mesa linda, reúna amigos e famílias ao redor de uma mesa sem hora para a refeição acabar.

 

 

 

como servir sopas e caldos por patricia junqueira

 

 

Espero que tenham gostado desse post e se inspirem para receber em casa, abrir sua alma e seu coração para estar com quem você ama.

 

 

 

Quer saber mais sobre etiqueta a mesa?

Então assista a minha entrevista para o Domingo Espetacular.

 

http://noticias.r7.com/domingo-espetacular/videos/consultora-de-etiqueta-da-dicas-para-nao-fazer-feio-a-mesa-09072017

 

 

Deixem aqui nos comentários como ficou a sua decoração e o que você achou desse Post. Vou adorar saber!

 

 

E se você ainda tem dúvidas sobre as regras de etiqueta e quer aprender a ser uma pessoa ainda melhor, mais fina e educada, corra procurar um dos nossos cursos de etiqueta e receber bem!

 

 

 

Eu fico realmente muito feliz cada aluno e cada turma que passa algumas horas comigo, pois juntos fazemos uma sociedade ainda melhor!

 

 

 

Saiba mais aqui sobre os cursos de etiqueta!

 

 

 

Nossos Créditos:
Composição e Decoração: Patrícia Junqueira | Fotos:  Patricia Junqueira | Louças: Acervo pessoal e Loja Online  Patricia Junqueira