24 de novembro de 2014

Como Receber

Você já pensou na recepção, no menu, já fez a lista dos convidados… mas como convidar??

O sucesso de uma recepção começa no convidar.

Primeiro, se o convite impressionar, a pessoa vai querer ir à festa e poderá até reorganizar sua agenda se necessário.

Se o convite chegar em cima da hora, além de deselegante, é possível que muitas pessoas deixem de comparecer por já terem outros compromissos…. e nada pior que festa vazia! (bate na madeira! Rsssss….).

comoreceber_1

Mas então, como convidar?

Como digo em muitos dos meus Posts, tudo depende de alguns fatores, em geral os mesmos…
– Qual ocasião?
– Recepção formal ou informal?
– Qual o perfil dos convidados?

A partir daí você já tem alguns caminhos a seguir…..

Se for um CASAMENTO, por mais moderno que você seja ou mesmo quando se trata de uma recepção íntima, para poucas pessoas, a ocasião pede um convite impresso. Convites verbais ou por email nesse caso, além de deselegante deixa a pessoa na dúvida se realmente é para ir.

O convite deve ser entregue em mãos, pelos noivos, com no mínimo 1 mês de antecedência do casamento para os convidados da mesma cidade e 2 meses para os padrinhos. Convidados de outras cidades devem recebê-lo com 2 a 3 meses de antecedência, e convidados de outros países – ou se for um mini wedding fora do país – de 4 a 5 meses de antecedência, para que as pessoas possam se programar para a viagem. Nesses casos é possível enviar os convites pelo correio, sem nenhum problema.

comoreceber_2

comoreceber_3

Se você não conseguir cumprir esses prazos, um “save the date” pode resolver a questão e o convidado será informado com a antecedência necessária.

Costumo ver as pessoas falar que está muito corrido e que não é possível entregar os convites em mãos. Considerando que é o seu casamento e que os convidados – por maior que seja a lista – são próximos ou muio próximos, não há desculpas para não fazê-lo.
O que adianta fazer um convite lindo e caro e mandar pelo correio? Qual o cuidado você teve ao convidar?
Se for realmente impossível peça para alguém da família entregar o convite. Correio para quem é da mesma cidade, só em último caso!

Em NOIVADO, a regra é mais flexível. Não há necessidade do convite ser impresso se a recepção for para menos de 30 pessoas, mas se for possível tê-lo é muito mais elegante. Principalmente se a comemoração for formal e requintada como um jantar oferecido pelos pais da noiva!
Nesse caso o convite deve ser feito preferencialmente de 20 a 30 dias de antecedência. Se optar pelo impresso, ele deve ser menor e mais discreto que um convite de casamento.

comoreceber_4

BODAS, BATIZADOS e ANIVERSÁRIOS de 40, 50, 60, 70…. 100 anos, não é uma obrigação, mas merece um convite! Daqueles bem bacanas e divertidos!
Nesse caso pode ser feito por e-mail ou impresso e enviado com até 15 dias de antecedência.
Para os demais anos o convite pode ser feito pelo telefone ou email se preferir, sempre obedecendo o mesmo prazo. Os impressos também estão valendo!

E as demais RECEPÇÕES?
Se a recepção é formal, convite impresso, preferencialmente discreto e de bom gosto e entregue de 15 a 30 dias de antecedência.
Se a recepção for informal, o convite pode ser feito pessoalmente, por telefone ou email de 6 a 15 dias de antecedência.

comoreceber_5

Aí… a festa aconteceu… foi tudo um sucesso…. Hora de AGRADECER A PRESENÇA de todos!

O hábito de agradecer está desaparecendo, mas ainda é muito educado e delicado, ainda mais hoje em dia em que o trânsito e a correria dificulta qualquer compromisso. Eu costumo em reuniões informais mandar uma mensagem pelo celular ou email para os convidados que compareceram agradecendo a presença, no dia seguinte. Quando há fotos, mando a foto da pessoa anexa, elas costumam adorar!

Se a reunião foi formal, o agradecimento deve ser feito pelo telefone. Se você não encontrar a pessoa deixe um recado ou mande uma mensagem.

Lembre de agradecer os presentes, caso a pessoa tenha levado alguma lembrança, um presente ou mesmo um vinho.
E se você é o CONVIDADO há uma regra de ouro: nunca vá a casa de ninguém de mãos vazias! Nunca!
Não custa nada levar um vaso de flor ou um vinho. É um gesto de extrema delicadeza, em que você agradece ter sido convidada e se preocupou com o anfitrião!

Independente do tipo de reunião e ocasião o CONVIDADO tem sempre que confirmar ou declinar a presença, com antecedência! Tenha sempre em mente que o Anfitrião precisa contratar o buffet, bebida e doces, e é importante saber quantas pessoas irão.
Se a reunião é para menos de 30 pessoas a confirmação de presença é ainda mais importante, pois nesse caso, uma ou duas pessoas fazem diferença na conta!

Caso não tenha um RSVP você pode confirmar sua presença por email ou telefone.

E lembre-se, mesmo que você não vá ao evento ou recepção é educado ligar, agradecer o convite e avisar que não poderá ir. Não é vergonha alguma dizer que não irá, deselegante é confirmar e não aparecer ou simplesmente não falar nada ao ser convidado.

Se foi convidado para um casamento e não irá comparecer, isso não o exime de enviar um presente com um cartão. A lista de um casamento é cortada inúmeras vezes, ainda que seja um casamento para 600 pessoas, e se você recebeu o convite certamente faz parte do short-short-short list dos noivos! Agradeça por ter sido convidado e mande o presente!

comoreceber_6

E os Noivos, é imprescindível agradecer o presente, um a um. Sim! A pessoa se preocupou, escolheu, comprou, mandou entregar, escreveu um cartão… e certamente quer saber se você recebeu e se gostou! Faça isso ao receber o presente ou até 30 dias após o casamento.

A forma mais elegante de fazer esse agradecimento no caso de um casamento ou noivado, é mandar fazer junto com o convite, cartõezinhos com o nome dos noivos e um pequeno envelope. Assim você agradece a cada pessoa e manda pelo correio. Se fizer isso após o casamento é recomendado você ter uma lista anotado o que cada um deu para não cometer gafes!

E se você é o CONVIDADO, tanto para recepções formais ou informais, a regra é a mesma! Agradeça o convite e elogie a recepção, pode ser uma mensagem ou um email.
Isso é um gesto de simpatia que faz muita diferença para o anfitrião!

Agora que você aprendeu a convidar…. mãos à obra e boa festa!

Por Patrícia Távora Junqueira de Arantes