23 de outubro de 2017

Estética a mesa para receber bem

 

Receber bem é uma delícia e a anfitriã brasileira está cada vez mais expert no assunto. Não é para menos, nós sempre fomos excelentes nesse assunto, encantando estrangeiros com nossa alegria e nossa bossa de receber.

 

 

E o prazer de decorar uma mesa linda também é algo que temos de sobra, aliado ao bom gosto e do espírito do brasileiro de fazer grandes festas.

 

 

 

Nossos casamentos são grandes – diferente dos casamentos europeus e americanos que não passam de 30 pessoas, considerado uma cerimônia muito íntima – nossos aniversários são grandes comemorações e as festinhas infantis viraram festonas, nossas casas estão sempre cheias. E com isso desenvolvemos uma habilidade imensa de decorar e receber.

 

 

 

Receber Bem é um estilo de vida, definitivamente, pois só recebe em casa com frequência quem realmente gosta e tem prazer em organizar tudo, decorar a mesa e estar com pessoas.

 

 

 

Transformamos então a arte de receber no Prazer de Receber, fazendo disso um momento de experiência glamurosa e divertida, criando uma atmosfera especial para o convidado.

 

 

 

Se para recebermos bem precisamos ter elegância, para decorar uma mesa precisamos ter atenção a estética. Para ambos existem cursos e capacitações, e aqui vamos falar um pouquinho sobre a estética.

 

 

 

IMG_4057

 

 

 

 

Estética é algo que remete a beleza e nos traz intrínseco a essa beleza um sentimento.

 

 

 

 

Sempre pergunto às minhas alunos em meus cursos de decoração: o que vocês querem transmitir com essa decoração? Com a cor que escolheu? O que você quer que seu convidado sinta ao se deparar com a sua mesa decorada?

 

 

 

 

Nessa mesa que montei especialmente para esse Post por exemplo queremos mostrar um ambiente quente, aconchegante, acolhedor e requintado, mas ao mesmo tempo informal, onde qualquer pessoa poderá sentar-se e sentir-se bem.

 

 

 

 

IMG_4063

 

 

 

 

 

Isso é traduzido na escolha das peças, como por exemplo as taças e cachepots de cristal lapidado que conferem extrema elegância, compostos com o sousplat e porta guardanapo de fibra no guardanapo de tecido estampado que dá a sensação de algo mais informal. Essa mistura traz um equilíbrio para a decoração de mesa.

 

 

 

 

 

Patricia Junqueira e o prazer de receber bem em casa

 

 

 

 

Dessa forma, em qualquer decoração, a preocupação com a estética é importante e define a qualidade e a beleza da sua decoração. É aquele ponto sensível que fará sua mesa se destacar entre todas as outras.

 

 

 

 

 

Estética é a ciência do belo, pode ser definida como equilíbrio entre as peças, cores e como elas são dispostas. Essa preocupação começou no século XVII, no reinado de Luis XIV, uma vez que ele tinha uma preocupação imensa com a beleza e elegância.

 

 

 

 

IMG_4066

 

 

 

 

Luis XIV começou a introduzir na frança seu bom gosto e apreço pela arte, teatro, ópera e principalmente pela mesa posta e seus rituais, onde as refeições passaram a ser momentos de convivência social.

 

 

 

 

Tamanho foi o sucesso que a frança passou a influenciar cidades como Londres (Inglaterra), San Petersburgo (Russia) e Viena (Austria) e não é a toa que hoje o país é o berço da beleza, elegância e bom gosto.

 

 

 

 

 

 

É claro que hoje tudo isso está disponível para todos. Basta acessar o Pinterest e o Instagram e conseguimos ser influenciados por essa estética maravilhosa e transformar a decoração das nossas mesas.

 

 

 

 

 

IMG_4068

 

 

 

 

Os franceses apresentaram para o mundo também a etiqueta e todo protocolo a mesa em meados de 1660. Dá para imaginarmos que quando fomos descobertos pelos Portugueses em 1500 ainda não existia a etiqueta e fomos colonizados por pessoas que – assim como os índios – ainda comiam com as mãos?

 

 

 

 

 

Ou seja, arrisco dizer que aqui no Brasil fomos privados de certo modo da revolução da beleza, cultura, elegância e etiqueta a mesa que estava acontecendo por todo mundo na época do Renascimento.

 

 

 

 

 

Ainda estávamos nessa época sendo explorados pelo Pau Brasil e Portugal defendendo nosso território – como sendo deles – dos invasores franceses, holandeses, entre outros.

 

 

 

 

Nos superamos e muito no desenvolvimento das nossas decorações e dos eventos que produzimos aqui no Brasil com maestria.

 

 

 

 

IMG_4057

 

 

 

 

Uma mesa posta com muito carinho e com um toque pessoal que torna as ocasiões ainda mais especiais.

 

 

 

 

E dessa mesma forma encorajo a todas vocês a sermos ainda melhores nas mesas postas, aprendendo etiqueta, técnicas de melhor utilização das peças, atenção a estética e tudo mais que possa contribuir para uma mesa ainda mais bonita.

 

 

 

 

IMG_4063

 

 

 

 

 

Como podem ver nessa produção, muitas vezes não é preciso luxo para fazer uma decoração diferenciada e esteticamente bela. O mais importante é como você coordena todas as peças e as escolhe com um olhar que vem da alma.

 

 

 

 

A partir daí e com a bossa de receber bem que só o brasileiro tem, seremos reconhecidos como a nação do prazer de receber.

 

 

 

 

IMG_4069

 

 

 

 

Misturando materiais, texturas, cores e estampas e fazendo mesas ainda mais bonitas para todas as ocasiões.

 

 

 

 

Busque as peças que você tem em casa e procure dar a elas novas funções. Você vai se surpreender com o resultado.

 

 

 

 

IMG_4070a

 

 

 

 

Bandejas por exemplo não servem somente café, mas podem também complementar a decoração dando base aos cachepots. Na mesma cor das taças traz requinte e sofisticação a sua mesa.

 

 

 

 

 

IMG_4074

 

 

 

O calor do amarelo com a fibra e o âmbar fazem uma combinação perfeita para quem quer uma mesa quente e informal.

 

 

 

Acolher o seu convidado é fazer da sua recepção sucesso garantido. Afinal de contas, todos adoram ser surpreendidos e bem recebidos.

 

 

 

 

IMG_4076

 

 

 

 

Agora que você já se inspirou nesse Post e já deu até uma passadinha rápida na história da estética, convido você a fazer uma mesa linda e arrasar com seus convidados.

 

 

 

 

Então, se você ainda tem dúvidas sobre as regras de etiqueta ou decoração de mesa e quer aprender a ser uma excelente anfitriã, corra procurar um dos nossos cursos de etiqueta e receber bem!

 

 

 

 

Eu fico realmente muito feliz cada aluno e cada turma que passa algumas horas comigo, pois juntos fazemos uma sociedade ainda melhor!

 

 

 

 

Gostou desse Post? Cadastre-se no Blog, comente e compartilhe!
Adoro saber sua opinião!

 

 

 

 

Nossos Créditos:

Composição e Decoração: Patricia Junqueira | Fotos: Patricia Junqueira | Peças: Loja Patricia Junqueira e acervo pessoal


Itens Relacionados

28 de janeiro de 2014
Nossas dicas para o Dia das Mães!

Conte para a gente, quantas vezes você já ouviu da sua mãe “Coloque a mesa que o almoço será servido!!!!” Ehhhh, … Continue lendo Nossas dicas para o Dia das Mães!

28 de janeiro de 2014
Dia das Ṃes РEm tons de bege

Sua mãe é classica? Formal? Que tal uma decoração chique e sóbrea para esbanjar bom gosto? Preparamos especialmente para você essa … Continue lendo Dia das Mães – Em tons de bege

28 de janeiro de 2014
Dourado para o Dia das Mães

Almoço de Dia das Mães inspira elegância, carinho, riqueza de detalhes e pratos deliciosos! Afinal de contas, é assim que nós … Continue lendo Dourado para o Dia das Mães