7 de agosto de 2017

10 dicas de etiqueta para você se sair bem

Olá! Hoje vamos falar sobre Etiqueta a Mesa, um assunto que assunta a grande maioria, mas que eu adoro por um motivo muito simples: quando você sabe etiqueta você está inserido no contexto e isso te deixa mais confiante e confortável.

 

 

 

_MG_6119 cópia

 

 

 

 

A etiqueta surgiu no Egito e foi rapidamente adotada pela França por Luiz XIV “O Rei Sol”, em ambos os casos para distinguir os pobres dos ricos e criou um abismo na sociedade.

 

 

 

 

Na minha visão a etiqueta é o oposto, ela é para todos, inclusiva e acessível. Se a mesa une as pessoas, a etiqueta os iguala. Essa é a minha grande opinião.

 

 

 

 

E saber etiqueta abre portas, pois você será inserido no contexto facilmente, seja em uma reunião de negócios, em um jantar mais sofisticado ou até mesmo em situações mais simples, pois a pessoa que tem refinamento tem que se dar bem também em locais simples.

 

 

 

Hoje vou dar então 10 dicas de etiqueta para você se sair bem em qualquer ocasião!

 

 

 

_MG_6353 cópia

 

 

 

  1. Se você não domina etiqueta ou está em dúvida de como fazer com algum talher, comida, guardanapo… espere sempre a anfitriã e siga ela. Não copie o colega do lado, pois ele pode estar tão perdido quanto você.

 

 

 

 

2.  Não corte toda a carne e vá comendo aos poucos, na etiqueta americana isso é aceitável, mas não na européia. O correto é você estar sempre com os dois talheres na mão e cortar o pedaço da carne cada vez que você for comê-la.

 

 

 

 

3. Ao tomar caldos e sopas, nunca coloque a colher toda na sua boca. Você deve tomar o caldo usando a lateral da colher, e sem fazer barulho.

 

 

 

 

4. Nunca sente-se  a mesa de batom ou chiclete. Vá ao banheiro e os retire antes de sentar-se.

 

 

 

 

IMG_7927 copy

 

 

 

5. O guardanapo deve ficar somente no colo. Não o coloque na camisa ou vestido, isso já foi aceito na antiguidade, hoje é extrema falta de elegância.

 

 

 

 

6. Ao ser convidado para um brinde, não se levante até que o anfitrião o faça. Não é necessário bater as taças, somente levá-las ao encontro das pessoas é suficiente, evitando assim quebrá-las. Mantenha o contato visual com as pessoas, é uma celebração e um momento de confraternização.

 

 

 

 

7. Se você irá fazer o brinde nunca bata com um talher na taça, você pode quebrar a taça e é de extrema deselegância esse ato. Apenas faça um sinal com a garganta e todos entenderão.

 

 

 

 

IMG_7907

 

 

 

 

8. É a(o) anfitriã(o) que lidera a mesa, não o convidado, pelo simples fato de que o convidado não sabe qual o planejamento da recepção. Dessa forma, siga a anfitriã, espere ela se sentar e se servir e deixe-a conduzir o jantar. A anfitriã se serve primeiro, mas só começa a comer quando todos estiverem servidos.

 

 

 

 

9. Não sente-se a mesa sem a orientação da anfitriã. Se não houver lugar marcado a mesa (placement) espere que ela o conduza, pois a mesa há lugares de honra, lugares da família e eventualmente ela pode ter preparado um lugar especial para um convidado de honra ou alguém com necessidade especial, e será muito desagradável para você e para ela ter que pedir para você se levantar.

 

 

 

 

10. Não coloque sal na sua comida, isso pode ser um insulto para a sua anfitriã que preparou a comida com todo carinho e dedicação. Se você realmente precisar de sal, pegue um pouco e coloque em um canto do prato onde você poderá ir discretamente passando a comida antes de levá-la a boca.

 

 

 

decoracao de mesa por patricia junqueira consultora de etiqueta

 

 

 

Agora que você já sabe algumas regrinhas, não se esqueça da principal: seja você mesma, autêntica e natural. Saber nos portar a mesa é fundamental, mas não podemos nos tornar pessoas rígidas ou querer passar uma imagem do que não somos.

 

 

 

A mesa é um local de confraternização, para criarmos vínculo e estreitarmos nosso relacionamento. Tudo tem que ser muito prazeroso e natural.

 

 

 

Só assim você conseguirá impressionar os seus convidados ou mesmo o anfitrião.

 

 

Se quiser uma ajudinha temos cursos especiais para ajudá-la em todas as situações! CONHEÇA AQUI.